Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Passado um mês de Coronavírus em Marau, município prevê aumento de casos e investe meio milhão no combate

por Bruno Roso

No momento, os casos positivos da doença ultrapassam a marca dos 90

Foto: Divulgação/Prefeitura

O primeiro caso de coronavírus em Marau foi confirmado no dia 26/03. Um mês depois, um crescimento de 4.800% foi registrado, fechando abril com 49 casos. No momento, os casos positivos da doença ultrapassam a marca dos 90 e dois óbitos já foram contabilizados.

Segundo a enfermeira Lisiane Dallagnese, também membro do Centro de Operações Especiais – o COE, que acompanha a evolução do vírus no município, a projeção é de aumentar o total de pessoas identificadas com o covid-19, em Marau.  “ A tendência é crescer. O número de confirmados vai depender da procura ou prescrição dos testes e o tempo que demora para sair o resultado”, afirmou Lisiane.

O motivo para Marau hoje ser a cidade com a maior taxa de incidência do Rio Grande do Sul é pela alta capacidade, até acima da média estadual, de testagem. A possibilidade de realizar testes em laboratórios privados também contribui para o aumento de casos, na avaliação do COE.  

Desde de o primeiro teste positivo para covid-19 relatado em Marau, a taxa de hospitalizações se manteve estável. Lisiane, que ainda exerce a função de coordenadora de vigilância em saúde, acredita que isso acontece por conta de o tempo de internação ser maior. “O tempo de internação é normalmente mais longo e, por isso, se mantém mais estável esse número. O que é bom pois é um sinal de que não está havendo tanto agravamento dos confirmados”.

Investimento no combate

A prefeitura de Marau confirmou para a reportagem que está investindo, até o momento, cerca de R$ 500 mil, entre serviços, contratos junto a rede hospitalar de Marau e também de Passo Fundo, novos leitos no Hospital Cristo Redentor, higienização de espaços públicos, além de contratação de profissionais da saúde, de fiscalização e segurança privada.

Além disso, foram destinados recursos para cestas básicas, medicação, instalação de uma nova estrutura específica para tratamento do vírus e campanhas de prevenção e orientação nos veículos de comunicação e carro de som. Novos investimentos estão programados para ocorrer, sempre analisando o cenário e necessidade.

Algumas medidas já foram tomadas como a autorização para contratação emergencial de 30 profissionais de saúde, entre médicos e enfermeiros; Instalação de uma estrutura de saúde exclusiva para atendimento das pessoas com sintomas do Coronavírus; higienização de dezenas de espaços públicos; aluguel de uma UTI Móvel, que ficara à disposição; prorrogação do pagamento do IPTU; redução do número de secretarias municipais; distribuição em casa da merenda escolar para os alunos da rede municipal; vacinação contra a gripe realizada em casa para mais de 5 mil idosos de Marau; contratação de 10 leitos no HCR de Marau, exclusivamente para o tratamento da COVID-19.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Alvorada

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais