Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
09:00:00
Temática
12:00:00
 
 

Vigilância em Saúde promove fóruns sobre gripe e HPV

Assessoria de Comunicação Social/SES

Fórus vão esclarecer temas como vacinação de HPV e Influenza

No fórum, será apresentada a experiência de vacinação do HPV no Estado desde o último ano
Foto: Gustavo Gargioni/Especial Palácio Piratini/ Arquivo

O Centro Estadual de Vigilância em Saúde (CEVS), promove no dia 16 de abril fóruns que abordarão a vacinação segura do HPV e a temporada de Influenza 2015. O evento ocorre no Teatro Dante Barone, da Assembleia Legislativa. O público-alvo são profissionais de saúde (vigilâncias, atenção básica e rede hospitalar) e profissionais da área da educação, já que a vacinação do HPV é aplicada em conjunto com as escolas.

As vagas são limitadas e as inscrições devem ser feitas pelo site da secretaria (www.saude.rs.gov.br), com a escolha dos temas que o interessado deseja participar. 

Pela manhã, das 8h30 às 12h30, a programação prevê a discussão sobre a vacinação contra o Papilomavírus humano (HPV), usada na prevenção do câncer de colo do útero. Para este ano, o público-alvo são meninas de 9, 10 e 11 anos, que no Rio Grande do Sul somam mais de 240 mil adolescentes. A meta é de vacinar 80% delas, o que representa aproximadamente 190 mil meninas. A estratégia foi iniciada em março, sem ter período definido de execução, já que acontecerá ao longo do ano, com a segunda dose a ser aplicada seis meses após a primeira. 

No fórum, será apresentada a experiência de vacinação do HPV no Estado desde o último ano, quando a estratégia foi implementada no SUS, assim como painel com o olhar da educação neste processo, relatos de investigações de eventos adversos, panorama da vacinação mundial e um espaço para perguntas.

Gripe

Durante a tarde, das 14h às 17h, a programação será voltada à vigilância e vacinação da Influenza. Até a data do evento, o Ministério da Saúde já deverá ter oficializado e divulgado os detalhes da campanha deste ano, como a data de início, definição quanto aos grupos prioritários e doses disponíveis. Além de uma explanação sobre esses aspectos técnicos, serão apresentados panoramas da Influenza nos cenários mundial, nacional e estadual, assim como detalhes do diagnóstico laboratorial da doença.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Alvorada

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais