Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Em Alta
18:00:00
 
 

Câncer de Próstata: alimentação pode ser aliada na prevenção

Baixar Áudio por Liliana Trentini

Há alimentos que possuem características mais preventivas do que outros

Foto: Reprodução/Internet/Shutterstock

O mês inteiro de novembro é dedicado a prevenção do câncer de próstata. O dia mundial de combate a doença é celebrado, oficialmente, no dia 17 de novembro. Trata-se de um dos tipos de câncer que mais atingem os homens. Os homens que possuem 50 anos precisam fazer o exame de próstata, já aqueles que possuem casos da doença na família precisam realizar o exame a partir dos 45 anos. Existem dois exames preventivos: o toque retal e o PSA. O PSA (Antígeno Prostático Específico) é uma substância produzida na próstata para ser eliminada junto com o sêmen. E caso haja tumor haverá maior produção do PSA.

Conforme a nutricionista da Clínica Magrass, Giselli Balbinot, uma das maneiras de prevenção ao câncer de próstata é a prática da alimentação saudável. Sendo assim, há alimentos que possuem características mais preventivas do que outros. O tomate, é um dos alimentos que é rico em licopeno (antioxidante), a castanha-do-pará é rica em selênio com uma única unidade da castanha a pessoa consegue atingir as necessidades diárias de selênio, além de ser rica em zinco que está relacionado ao bom funcionamento da próstata.

Outro alimento é o brócolis, possui na sua composição o sulforafano, que age aumentando as atividades das enzimas que atuam desintoxicando o organismo humano e protegendo a próstata. Ainda, a romã é um ótimo alimento que evita a proliferação de células cancerígenas. As sementes de abóboras também podem ajudar, elas contêm zinco na composição. E por último, o chá verde é uma bebida que pode contribuir ao combate do câncer, pois possui substâncias que evitam as lesões pré- cancerígenas de se desenvolverem.

Ouça a entrevista completa no player de áudio. 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Alvorada

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais