Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Projeto Memória Viva Marau é destaque em nível nacional

Baixar Áudio por Ana Lúcia Jacomini

Se preferir, ouça este conteúdo no player de áudio da matéria

Foto: Divulgação

O Projeto Memória Viva Marau foi um dos destaques do 32º Congresso do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Sul, realizado há poucos dias em Gramado, na Serra Gaúcha. A ação, que visou a integração ensino/serviço na produção de estratégias inovadoras de cuidado, frente aos impactos da pandemia de Covid-19, consiste em visitas domiciliares às famílias que perderam alguém para a doença. Na ocasião, são feitas conversas objetivando o acolhimento e produzidos conteúdos que são publicados na página Memória Viva Marau no Facebook e no Instagram.

“A pandemia nos impôs muitas dificuldades e a morte foi a pior delas, especialmente para aquelas pessoas que não puderam realizar o ritual do velório, que não receberam um abraço no momento da perda. O projeto busca ouvir essas pessoas porque é importante externalizar os sentimentos”, explica a psicóloga Fabiana Schneider, que atua no projeto.

Além de Fabiana, no Memória Viva Marau atuam os residentes de psicologia do Programa de Residência Multiprofissional em Atenção Básica da Universidade Federal da Fronteira Sul de Passo Fundo. Até o momento, 95 famílias já foram visitadas, sendo que Marau contabiliza, até esta terça-feira, 05/07, 123 mortes por Covid-19. O projeto também participa de premiação de âmbito nacional.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Alvorada

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais