Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Otorrinolaringologista fala sobre tratamento precoce para recuperação do olfato e paladar

Baixar Áudio por Taliane Radaelli

Sintoma aparece em 65% dos pacientes que testam positivo para Covid-19

Foto: Reprodução / Internet

Uma das queixas mais recorrentes dos pacientes infectados pelo coronavírus é a perda do paladar e olfato. Em conversa com a Tua Rádio Alvorada, Erik Xavier, otorrinolaringologista, revelou que o sintoma aparece em 65% dos pacientes que testam positivo para a Covid - 19 e tende a desaparecer após 10 ou 15 dias, em casos mais leves. Porém, em alguns casos essa recuperação não acontece, segundo Erik, quando o sintoma permanece por mais de 30 dias é considerado uma situação crônica. 

Segundo Xavier, isso acontece por conta de uma inflamação do nervo olfativo, que se não tratada precocemente, pode matar as células nervosas que captam o cheiro e o sabor. Para que o quadro não chegue a este estágio mais avançado é importante que o paciente procure pelo atendimento de um otorrinolaringologista, para uma avaliação do caso e início do tratamento, que pode envolver antiinflamatórios e algumas terapias, como  a de reconhecimento do cheiro, por exemplo.

Outro fator destacado por Xavier, é a possibilidade de o paciente desenvolver parosmia,“é a troca de sabor, então você vai comer alguma coisa e sente outro sabor. A célula nervosa ficou desorientada e a gente não pode deixar isso acontecer, porque um dos prazeres que nós temos na nossa vida é poder sentir sabores e cheiros e não dá pra se privar disso” acrescenta Xavier. Sobre uma possível perda definitiva destes sentidos, Erik explica que ainda não há nenhum estudo que diga se isso é possível ou não.

A entrevista completa com Erik Xavier está disponível no áudio da matéria.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Alvorada

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais