Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
05:00:00
Tá na Hora
07:00:00
 
 

Secretaria de Saúde deve implantar nova ferramenta para ampliar atendimento do 156 em Marau

Baixar Áudio por Camila Agostini

No player de áudio acompanhe a íntegra da entrevista

Foto: Júlia Berghetti Xavier / Tua Rádio Alvorada

O ano de 2024 inicia com inaugurações e novidades na área da saúde pública de Marau. As informações foram confirmadas pelo secretário da pasta, Douglas Kurtz, em entrevista à Tua Rádio Alvorada.

Prevista para o mês de fevereiro, a inauguração da nova unidade da ESF Santa Rita e possíveis investimentos para a ampliação da unidade do Bairro Santa Lúcia estão entre as ações previstas para o ano que recém começou. O secretário antecipou, também, que a pasta está em processo de contratação de uma nova ferramenta para ampliar o serviço de teleagendamentoos. “No ano que passou, o 156 recebeu aproximadamente 80 mil ligações. A ideia é ampliar o serviço, em breve, com atendimentos também por WhatsApp”, adianta Douglas.

Durante a entrevista, o secretário também apresentou números de 2023 quando a saúde pública de Marau superou a marca de 200 mil atendimentos. Segundo Douglas, somente os atendimentos médicos nas unidades da ESF – Estratégia de Saúde da Família passaram de 110 mil. Somam-se a estes números cerca de 120 mil atendimentos ligados à enfermagem e técnicos de enfermagem.

A ampla demanda começa a preocupar a secretaria de Saúde também quanto aos serviços de média e alta complexidade. “Cada vez mais, os recursos para a alta e média complexidade são menos expressivos. E a procura da população só aumenta. Com menos recurso e mais pessoas atendidas, a conta não fecha”, explica o secretário prevendo possíveis mudanças que poderão interferir nos atendimentos da atenção básica.

Ouça a entrevista no player de áudio.

O secretário apresenta, ainda, valores investidos no setor em 2023; em relação a exames laboratoriais, foram empregados cerca de R$1,2 milhão. O valor sobe para R$3,3 milhões quando a referência é a verba destinada a medicamentos. “Mais de 22 mil pessoas recebem medicamentos da lista básica e distribuídos por determinação judicial”, destaca Douglas. Outro dado de 2023 refere-se a viagens com veículos da Secretaria de Saúde. Foram transportados 18 mil pacientes, em 2.500 viagens realizadas no ano.

 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Alvorada

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais