Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Vigilância em Saúde de Marau realiza capacitação de equipes para aplicação de pré-testes de AIDS

Baixar Áudio por Bruna Pratti Teixeira

Os testes podem serem feitos nas Unidades de Saúde

Foto: Divulgação

Celebrado anualmente em 01/12, o Dia Mundial de Luta Contra a AIDS prenuncia ações para a conscientização e combate à doença.  A data completa 30 anos de luta contra a chamada Imuno Deficiência Adquirida. Neste contexto, a Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde de Marau realiza trabalho especial voltado à causa desde o dia 20/11.

No estúdio da Tua Rádio Alvorada, Lisiane Dalagnese, Maiara França Ghiggi e Fabiane Schneider, integrantes da setor de Vigilância relataram que a ação de capacitação foi realizada através de oficinas destinadas a abordagens para instrumentalizar os profissionais, sobretudo na aplicação dos pré-testes. Ouça no player e áudio. A testagem rápida está disponível em todas as unidades da Estratégia de Saúde da família – ESF. Também o tratamento para os portadores da doença é fornecido gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde - SUS

Em Marau, mensalmente, são aplicados cerca de 130 a 150 testes. Em 2018, 9 novos casos de HIV foram confirmados no município. Em tratamento, atualmente, são 56 pacientes. O uso de preservativo nas relações sexuais continua sendo a forma mais indicada para a prevenção. Mesmo assim, outra medida pode evitar a infecção. Trata-se de um medicação anti-retroviral que deve ser administrada após a relação. O paciente se submete ao tratamento durante 28 dias e o medicamento pode ser solicitado nas unidades de saúde ou no HCR de Marau. 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Alvorada

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais