Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Campanha de multivacinação segue até o dia 30 de novembro

por Taliane Radaelli

Público alvo da ação são crianças e adolescente menores de 15 anos

Foto: Reprodução / Agência Brasil

Foi prorrogada até o dia 30 de novembro a campanha nacional de multivacinação, para crianças e adolescentes menores de 15 anos. Como destaca a enfermeira e coordenadora de vigilância em saúde de Marau, Lisiane Dallagnese, a ação tem o objetivo de revisar as carteirinhas de vacinação e colocar em dia possíveis vacinas e doses de reforço que tenham sido adicionadas recentemente ao calendário vacinal, e portanto não foram aplicadas neste público. 

Em Marau, até o momento, mais de 54% das pessoas que procuraram as unidades de saúde estavam com alguma vacina em atraso. Pais ou responsáveis devem levar as crianças e adolescentes até a sua ESF - Estratégia Saúde da Família de referência para a avaliação da carteirinha de vacinação, caso identificada alguma vacina em atraso a crianaça/adolescente é encaminhada para aplicação da dose na sala de vacinas central. Lisiane destaca que no caso desta faixa etária as doses estão sendo aplicadas na nova sala de vacinas, junto ao Centro de Saúde do Idosos e da Criança. A sala de vacinas do ESF Planalto segue para atendimento dos adultos. 

A atualização da carteirinha de vacinação é importante para a proteção da criança e do adolescente e exigência nas escolas da rede pública e privada. Como explica Lisiane, desde 2018 a Secretaria de Saúde de Marau, em parceria com a Secretaria de Educação e escolas do município, solicita que pais ou responsáveis apresentem um atestado de vacinação na hora de  matricular o seu filho na escola. Além disso, em 2019, através de lei estadual, a apresentação da carteira de vacinação passou a ser obrigatória para matrículas e rematrículas de crianças e adolescentes.


Tenha as informações de Marau e região mais perto de você, fazendo parte do nosso grupo de notícias no Whatsapp, recebendo em primeira mão as notícias produzidas pela nossa central de conteúdos. Para isso é só clicar na palavra AQUI. Aproveite para nos seguir nas redes sociais Facebook (CLIQUE AQUI) e Instagram (CLIQUE AQUI). E não deixe de se inscrever no nosso canal do Youtube (CLICANDO AQUI). Tua Rádio Alvorada, a rádio do teu tempo!

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Alvorada

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais