Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

HCR apresenta dados referentes ao acolhimento da pessoa idosa

por Camila Agostini

Pelo menos 17,6% dos acolhimentos feitos no Pronto Atendimento do Hospital Cristo Redentor, são para pacientes com 60 anos ou mais

Foto: Divulgação

O envelhecimento humano vem sendo cada vez mais estudado. Pelo menos 17,6% dos acolhimentos feitos no Pronto Atendimento do Hospital Cristo Redentor, são a idosos, ou seja, pacientes com 60 anos ou mais. A média mensal de atendimento a idosos chega a 510 pacientes desta faixa etária - enquanto a média total de pacientes atendidos na Emergência é de 2.900 ao mês.  

O índice medicamentoso referente a idosos também é alto. Conforme o setor de Farmácia do Hospital Cristo Redentor, quase metade dos receituários emitidos aos pacientes internados, é para idosos. Pacientes geriátricos fazem parte, ainda, de índices que comprovam maior permanência hospitalar deste público em internações.

De acordo com o Dr. José Maurício Bonilla, Médico da Família e Comunidade e também Especialista em Geriatria, “com o aumento da expectativa de vida da população mundial, cada vez mais os profissionais de saúde atenderão pacientes geriátricos: “Não é necessário ser geriatra para atender este tipo de paciente, mas sim levar em conta as diversas formas atípicas, como as doenças se apresentam nesta faixa etária. O envelhecimento traz consigo mudanças naturais que acontecem nos âmbitos biológico e psicológico e que determinam limitações físicas e intelectuais que influenciarão na resposta do indivíduo com o meio e na interação com a sociedade”, destaca.

Conforme relata o especialista, são mais frequentes nos pacientes idosos as doenças crônicas não transmissíveis como principais fatores de complicação a saúde, dentre elas as doenças cardiocirculatórias (hipertensão, infarto e AVC) e metabólicas como o diabetes, e também doenças neoplásicas (câncer) de diversos sistemas corporais e que também são frequentes em pacientes de diversas faixas etárias. A exposição a diversos fatores de risco e a predisposição biológica faz com que pacientes geriátricos sofram de maiores complicações em geral do que pacientes com menor idade. “O que mais vemos hoje em dia como motivos de consulta desta população em emergências são queixas osteomusculares, respiratórias e do aparelho digestivo”, esclarece o médico.

 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Alvorada

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais