Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Em Alta
18:00:00
 
 

Testes RT-PCR, referentes ao Testar RS, já estão disponíveis em Marau

por Taliane Radaelli

Para ter acesso aos testes é necessário apresentar sintomas da Covid - 19

Foto: Reprodução / Agência Brasil

O Testar RS é um projeto do Governo do Rio Grande do Sul que tem o objetivo de aumentar a capacidade de testagem para Covid -19 no estado. Ao todo trinta municípios serão beneficiados, entre eles, Marau. Em conversa com a Tua Rádio Alvorada as integrantes do COE - Centro de Operações Emergenciais de Marau, Lisiane Dallagnese e Fernanda Garbin, trouxeram informações mais detalhadas sobre o assunto.

De acordo com Fernanda, o projeto busca, principalmente, identificar as pessoas positivas para a Covid - 19, para que sejam tomadas as medidas necessárias de isolamento que impedem o contágio de outras pessoas. O teste fornecido é o RT-PCR. Segundo Lisiane, o inicio do projeto estava previsto para o mês de agosto, porém, a Secretaria de Saúde de Marau já havia adquirido uma cota de testes junto a Universidade de Passo Fundo, dessa forma, o trabalho de testagem no município iniciou ainda no dia 15/07. 

Para ter acesso ao teste é necessário apresentar sintomas, explica Fernanda, a pessoa percebendo que está com sintomas ligados a Covid-19, deve ligar para o números 156 para marcar uma consulta médica. O médico é quem vai identificar se aquela pessoa necessita de um teste rápido ou se o mais indicado é o RT-PCR.

Lisiane faz outro alerta, segundo ela, a maioria dos testes realizados, até agora, apontam positivo para o público jovem, porém, o maior número de óbitos está entre os idosos. Segundo Lisiane, isso indica que há um descuido maior em relação às medidas protetivas e que a população em geral, principalmente aqueles suspeitos da doença, devem estar atentos ao contato com os idosos, diminuindo assim, o risco de contaminação. 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Alvorada

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais