Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
07:00:00
Conectado
09:00:00
 
 

Com caso de dengue confirmado, cuidados devem ser intensificados em Marau

por Camila Agostini

Agentes de endemia atuam em levantamento de índices e trabalho de prevenção

Foto: Tânia Rêgo/Arquivo/Agência Brasil

Após análise de amostra realizada pelo Lacen, o Laboratório Central de Saúde Pública do Estado do Rio Grande do Sul, Marau confirma caso de dengue e a Secretaria Municipal de Saúde alerta a população marauense para que se intensifiquem os cuidados relativos ao combate à doença. O paciente contaminado esteve hospitalizado e manteve-se isolado para evitar a disseminação de possíveis novos casos. Equipe de agentes de endemia realizaram pesquisa vetorial especial nos arredores da residência do paciente infectado, onde foram encontrados focos de Aedes Aegypti, mosquito transmissor da dengue.

No momento, as equipes dão continuidade a levantamento de índices, com grande atenção voltada à prevenção, através da eliminação de criadouros do mosquito. Para tanto, a comunidade deve reforçar os cuidados em domicílios para a extinção de focos de água parada, ambiente em que o transmissor se reproduz. “É importante destacar que o mosquito está na cidade toda. O que pedimos para a população é a colaboração de cada um, em sua residência”, alerta a Lisiane Dalagnese, enfermeira da Vigilância em Saúde de Marau.

Os locais em que o homem infectado, um trabalhador da construção civil, esteve atuando também passam por rigorosa inspeção das equipes de endemia que atentam, ainda, a denúncias e aos prognósticos sobre a probabilidade de uma epidemia ocorrer no município.

Apesar do período do verão ser mais propício à proliferação do mosquito Aedes aegypti, não há restrições sobre a época de risco. Portanto, a recomendação é manter todas as posturas possíveis para a supressão de focos, seja qual for a época do ano. “Se cada um não fizer a sua parte nós poderemos entrar no próximo verão com uma epidemia de dengue em Marau”, ressalta a enfermeira da Secretaria de Saúde de Marau, Fernanda Garbin. Ouça a entrevista no player de áudio.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Alvorada

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais