Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
12:10:00
No Ponto
14:00:00
 
 

Médico esclarece dúvidas sobre efeitos colaterias da vacina contra a Covid-19

Baixar Áudio por Ana Lúcia Jacomini

Se preferir, ouça este conteúdo no player de áudio da matéria

RS recebeu novos lotes de Astrazeneca e Coronavac nesta semana
Foto: Reprodução/Itamar Aguiar/Palácio Piratini

Há poucos dias, o médico Raul de Carvalho Prestes, que atende a pacientes de Covid-19 em Marau, relatou que muitas pessoas estão chegando ao seu consultório questionando a vacina da Astrazeneca, devido aos efeitos colaterais registrados. Em entrevista para a Tua Rádio Alvorada, ele frisou que a vacina pode, sim, provocar febre e alguma outra indisposição, porém, nada que provoque uma recomendação contrária ao imunizante. Pelo contrário, no caso das vacinas contra o coronavírus, o médico reforça que os riscos são bem menores que os benefícios e por isso ele recomenda que todos se vacinem de acordo com o cronograma do Ministério da Saúde.

Entre as vacinas que chegaram ao Rio Grande do Sul na manhã desta segunda-feira, 03/05, as Astrazeneca serão usadas para ampliar a imunização das pessoas com comorbidades e as Coronavac serão utilizadas na totalidade para a segunda aplicação de quem já recebeu a primeira há 28 dias ou mais. Elas serão distribuídas às 18 Coordenadorias Regionais de Saúde durante esta terça-feira, dia 04. As vacinas da Pfizer devem ser aplicadas apenas em Porto Alegre.

São mais de 31 mil doses da vacina Coronavac, do Instituto Butantan, quantidade que deve ser suficiente para cobrir 97% do público que se vacinou com as doses recebidas dia 20 de março. E as mais de 458 mil doses da Astrazeneca/Fiocruz serão todas aplicadas na primeira dose do grupo das comorbidades. A partir da definição das quantidades a serem recebidas por cada município gaúcho, será divulgada a data e o formato da aplicação.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Alvorada

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais