Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
07:00:00
Conectado
09:00:00
 
 

Ansiedade: de forma positiva e saudável

Baixar Áudio por Taliane Radaelli

Psicoterapeuta fala sobre métodos de controle para a ansiedade

Foto: Reprodução / Arquivo Pessoal Maria Eduarda Rebecchi

A ansiedade é, na maioria das vezes, colocada como uma emoção negativa que atrapalha e causa grandes transtornos na vida de quem a tem diagnosticada. Mas você sabia que nem toda ansiedade está ligada a problemas e conflitos? Como explica a psicoterapeuta, Maria Eduarda Rebecchi, existe uma ansiedade que não é patológica, mas sim, saudável, comum e necessária para o ser humano, “o anseio de viver, o anseio de ter coisas novas, de sentir outros prazeres, também nos faz ter vontade de viver a ansiedade”, acrescenta ela. 

O que acontece em alguns casos, é o excesso de pensamentos negativos, como explica Maria, a ansiedade nos faz pensar muito no que pode acontecer e no que já aconteceu, sendo assim, o problema se instaura quando essa previsão é, na maioria das vezes, puxada para o lado negativo. Outra característica do perfil ansioso, destaca a psicoterapeuta, é o receio de expor os sentimentos por medo ou vergonha do que as outras pessoas possam pensar. Esse comportamento, de guardar tudo para si, pode agravar o quadro de ansiedade de uma pessoa.

Falar sobre o que sente já ajuda a aliviar o  cansaço mental, o medo, os pensamentos acelerados, entre outros sintomas característicos da ansiedade. O conselho que  Rebecchi da, é a procura por um profissional para o trabalho de psicoterapia individual para o controle da ansiedade. Segundo ela, é necessário entender e tratar o problema como um todo. É necessário entender o medo e entender como enfrentar e se livrar deste sentimento negativo. 

A entrevista completa com Maria Eduarda Rebecchi está disponível no áudio da matéria.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Alvorada

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais