Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Em Alta
18:00:00
 
 

Entenda os motivos que levaram as alterações das regras das bandeiras vermelhas

por Bruno Roso

De acordo com o governador Eduardo Leite, as novas restrições devem durar duas semanas

Foto: Reprodução/Primeira Hora

A pandemia da Covid-19 se estende por mais de nove meses no Brasil. Ainda longe de um controle, o governo estadual do Rio Grande do Sul resolveu alterar algumas regras no início do mês de dezembro para tentar baixar os índices de transmissão da doença, na expectativa de evitar casos mais graves, já que os leitos de Unidade de Terapia intensiva – UTI, atingiram 81% de ocupação em todo estado. Na região de Passo Fundo, na qual Marau faz parte, há 124 leitos de UTI habilitados, sendo que 96 estão ocupados, o que representa 77,4% de ocupação.

O modelo de cogestão que permitia regiões fazerem protocolos próprios e adotar medidas mais brandas, foi uma das medidas revogadas pelo governador Eduardo Leite. E no entendimento da coordenadora de ações em saúde de Marau, Fernanda Garbin, isso aconteceu, pois, a população não entendeu as flexibilizações. "A população considerou que havendo as eleições poderia voltar tudo ao normal e voltou à convivência social. Com isso aumentou a transmissão do vírus e as internações. Por isso a gente tá no momento mais crítico da pandemia”, concluiu Fernanda. Acompanhado dessa alta nos números está a diminuição dos serviços hospitalares, segundo Fernanda. O que impacta na falta de leitos e de profissionais e causa esse estado crítico no combate a doença.

Confira as novas regras da bandeira vermelha a serem seguidas por Marau

• Permissão de comércio, sem restrição de dias, mas com restrição de horário (até 20h).
• Permissão de restaurantes, lancherias e bares, sem restrição de dias, mas com restrição de horário (até 22h), clientes somente sentados, com distanciamento de dois metros entre mesas para grupos de até seis pessoas, sem música ao vivo ou ambiente.
• Permissão de funcionamento de atividades em locais abertos, com controle de acesso, vedado alimentação e bebidas (shows, espetáculos, drive-in, parques de aventura e zoológicos etc.)
• Vedado o funcionamento de atividades em locais fechados (teatros, cinemas e casas de shows etc.)
• Vedada a permanência em locais abertos sem controle de público (ruas, praias, parques e praças etc.), permitida apenas circulação ou prática de exercícios físicos.
• Vedados eventos sociais (casamentos, festas, formaturas e aniversários etc.)
• Vedação do uso de áreas comuns em condomínios e clubes (brinquedos, salões de festas, piscinas, churrasqueiras compartilhadas e quadras etc.)
• Manutenção das atividades de ensino no modelo híbrido, respeitando aos protocolos nas atividades presenciais.

De acordo com o governador Eduardo Leite, as novas restrições à circulação de pessoas e a suspensão do sistema de cogestão do Distanciamento Controlado devem durar duas semanas, ou seja até 12/12. Mas, se for necessário, não está descartado a prorrogação do prazo ou alteração dos protocolos.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Alvorada

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais