Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
12:10:00
No Ponto
14:00:00
 
 

Prorrogada a campanha de vacinação contra a Gripe e o Sarampo

por Ana Lúcia Jacomini

Autoridades de saúde fazem apelo para que a população inserida nos grupos prioritários se vacinem

Imagem Ilustrativa
Foto: Reprodução/Canva

O Ministério da Saúde prorrogou até 24 de junho a Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza e a Campanha Nacional de Seguimento e Vacinação de Trabalhadores da Saúde contra o Sarampo. A decisão foi anunciada na noite desta quinta-feira, 02/06, na véspera do término das duas campanhas. De acordo com a pasta, a vacinação contra o sarampo para crianças de 6 meses a 5 anos, até 24 de maio, alcançou apenas 19% do total.

No caso da influenza, em que o público-alvo são os idosos, a cobertura estava em 48%. Para trabalhadores da saúde e professores, que também recebem o imunizante, a cobertura de influenza estava em 36,9% e 29,2%, respectivamente. A intenção do governo federal é garantir pelo menos 90% da cobertura vacinal de influenza. No caso do sarampo, a meta é de 95%. A porcentagem ajuda a reduzir complicações e mortes nos grupos prioritários nos dois casos.

Em conversa com a Tua Rádio Alvorada, a coordenadora de vigilância em saúde de Marau, Lisiane Dallagnese, reforçou a importância da vacina, uma vez que o município já possui pessoas infectadas e  hospitalizadas pelo vírus da Influenza A. Até a metade desta semana, profissionais da educação eram os que mais tinham se vacinado no município, com cerca de 65% do público imunizado. A meta, explica Lisiane, é de no mínimo 90% de cobertura em cada grupo contemplado pela campanha, o que garantiria uma proteção eficaz da população contra a doença. O imunizante começa a agir no organismo após 15 da aplicação. 

Para gestantes, puérperas, profissionais de saúde, profissionais da educação, forças de segurança, doentes crônicos e pessoas acima de 55 anos, a aplicação é feita nas ESFs de cada bairro. Já crianças de até 5 anos estão sendo vacinadas no Centro da Criança e do Idoso. No momento da vacinação é necessário estar portando documentos de acordo com o grupo que cada pessoa se encaixa: Carteira de Gestante, Certidão de Nascimento do bebê de até 40 dias (para puérperas) e comprovante da profissão (Saúde, Educação e Forças da Segurança). A Carteira de Vacinação é obrigatória para todos os grupos.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Alvorada

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais