Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Marauense que mora na Itália relata como está a situação no país por conta do Coronavírus

Baixar Áudio por Bruno Roso

Reportagem feita com Janete Ramos do Amaral, que mora há 15 anos na Itália, está disponível para você ouvir no player de áudio

Imagem aérea de Mestrino, cidade onde reside a marauense Janete há 15 anos
Foto: Reprodução/Internet

Janete Ramos do Amaral nasceu onde hoje é o município de Gentil, morou e trabalhou por muitos anos em Marau e mora há 15 anos em Mestrino, cidade que está localizada na região do Vêneto, que junto com a Lombardia são os principais epicentros dos casos de coronavírus na Itália. Fora da Ásia, a Itália é o país europeu que mais sofre com a doença, já tendo registrado 1.694 infecções e 34 mortes.

Segundo Janete, há um medo instalado nas ruas em virtude da rápida proliferação do coronavírus. “Notamos um certo pânico nas pessoas com menos gente nas ruas. Pessoas estão comprando máscaras, produtos de higiene e fazendo estoque de alimentos. Algumas estão evitando sair de casa, até porque apareceram dois casos a dois quilômetros daqui”, concluiu Janete.

Apesar das dificuldades de locomoção com algumas cidades bloqueadas, o medo instalado no ar e os mais de mil casos confirmados, ela e sua família – marido e as duas filhas, não pensam em retornar ao Brasil, por acreditarem no sistema de saúde italiano. “O sistema de saúde aqui é bem desenvolvido. Apesar da sobrecarga de atendimento, mais médicos em caráter de urgência foram chamados para atender”, explicou.

Na região onde Janete mora, o turismo, que é a principal potência econômica, foi afetado. Além do cancelamento do Carnaval de Veneza, que reúne milhares de pessoas, os eventos esportivos também foram cancelados. Convivendo com a situação diariamente, a marauense tranquiliza os brasileiros.

“Para quando chegar aí (o vírus), que as pessoas não se assustem e procurem se informar através dos meios de comunicações confiáveis, não acreditando muito no que se fala nas redes sociais. Seguir bem as orientações do Ministério da Saúde, além de evitar as aglomerações de pessoas e lavar bem as mãos para evitar o contágio”, finaliza Janete.  

No Brasil como está a situação

No Brasil, são 433 casos suspeitos do novo coronavírus, segundo último levantamento divulgado na segunda-feira, 02/03, pelo Ministério da Saúde. Não foi registrado nenhum novo caso confirmado da doença, além dos dois já conhecidos, de dois homens que estiveram recentemente na Itália, um de 32 anos e outro de 61. Com o objetivo de evitar com que o vírus chegue com força no Brasil, vindo da Itália, a empresa aérea Latam, por exemplo, cancelou temporariamente vôos entre São Paulo e Milão.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Alvorada

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais