Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Em Alta
18:00:00
 
 

Escarlatina volta a se manifestar e exige atenção dos pais

por Camila Agostini

Doença causada pela bactéria estreptococos do grupo A era mais comum no início do século passado

Foto: Reprodução BBC

Vista como uma doença antiga, a escarlatina volta a preocupar.  A infecção que tem mais expressiva incidência entre as crianças era atrelada ao século passado, mas está reaparecendo em algumas regiões. Em Marau, há casos registrados e, segundo o médico pediátrico Tiago Bonfanti, os sintomas permitem um diagnóstico clínico.  O aparecimento dos sintomas, geralmente, inicia com febre alta, dor de garganta, dor de cabeça e textura áspera e avermelhada da pele, principalmente na região da cintura e nas axilas – ouça no player de áudio.

O tratamento é feito com uso de antibióticos e é de extrema importância já que a evolução da doença pode resultar em outras complicações como a febre reumática, por exemplo. A transmissão ocorre pelo contato com pessoas que têm a bactéria, geralmente através da saliva.

A doença não desenvolve imunidade permanente contra a bactéria que causa a escarlatina. Os principais cuidados que evitam a proliferação de casos, conforme destaca o Dr. Tiago, inclui promover ventilação de ambientes, manter as mãos higienizadas.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Alvorada

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais