Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
20:00:00
Tua Essência
23:59:00
 
 

O que comer após a gestação

por José Salvador Maculan

Uma das orientações é evitar os alimentos que provocam cólicas no bebê

Foto: Divulgação

Embora o período de amamentação não seja o momento de a mãe fazer dietas restritivas, ele pode ser um bom momento para que ela retorne ao peso pré-gestacional. Isto porque são gastas aproximadamente 600kcal por dia com a amamentação.

Claro que devemos lembrar novamente que NÃO É PERÍODO DE DIETAS RESTRITIVAS!

A nutriz deve evitar somente aqueles alimentos que dão cólicas no nenê, como por exemplo, o chocolate e o grão do feijão. Mas a dieta geral deve conter todos os nutrientes (carboidratos, proteínas, gorduras, vitaminas e minerais) necessários para o crescimento do nenê, afinal, é da dieta da mãe que ele tem o seu alimento.

Uma das orientações mais importantes para a nutriz é a HIDRATAÇÃO. O leite materno, para ser formado, precisa de água. Então abuse dela e dos sucos sem açúcar.

 

Dicas – mamães:

- fracionar a dieta em 6 vezes ao dia para garantir níveis glicêmicos constantes;

- ingerir de 3 a 4 litros de água por dia;

- aumentar a ingestão de frutas, verduras e legumes;

- consumir alimentos que contenham Ferro (carnes e vegetais verde-escuros) e Cálcio (sardinha, salmão, brócolis, espinafre, gergelim);

- ingerir alimentos integrais;

- evitar o consumo de alimentos estimulantes como a cafeína (chás pretos, café,...);

 

Mitos da amamentação

  1. Meu leite é fraco: NÃO! O seu leite é adequado para as necessidades do seu bebê;
  2. A criança deve mamar a cada duas horas: não há uma regra para a amamentação. Varia de nenê para nenê. A única recomendação é que seja “livre demanda”, ou seja, toda vez que o nenê sentir fome. Já os bebes que dormem demais deve ser acordados caso passem mais que 4h sem se alimentar;
  3. Ingerir cerveja preta aumenta a produção de leite: na verdade, a ingestão de qualquer líquidos e a sucção do nenê aumentam a produção do leite materno. Porém a cerveja possui álcool, o que pode afetar o desenvolvimento da criança, além de deixar mãe e filho sonolentos.

 

Verdades sobre a amamentação:

  1. Faz bem para a saúde do bebê: por ser rico em água, proteínas e sais minerais, o leite materno contém todos os nutrientes que o bebê precisa consumir até o sexto mês de vida. Ele ainda ajuda a desenvolver o sistema imunológico da criança e é o recurso mais eficiente para protegê-la de alergias e infecções nos primeiros meses. Além disso, o ato de sugar trabalha toda a musculatura facial, o que facilita o desenvolvimento correto da arcada dentária. Crianças que mamam regularmente até os seis meses falam, respiram e mastigam melhor que as demais, além de sofrerem menos com cólicas e de seu intestino funcionar de forma mais regular.
  2. Acelera a perda de peso da mãe: mantendo uma dieta rica e balanceada, a mãe que amamenta de maneira exclusiva nos primeiros meses volta mais rapidamente ao seu peso normal, já que o corpo gasta muitas calorias somente para produzir leite para o bebê. Mas vale uma ressalva: não adianta comer demais ou errado. A amamentação ajuda, mas não faz milagres, e é preciso seguir uma dieta balanceada. Ela também diminui as chances de a mãe ter câncer de mama ou ovário;
  3. A amamentação deve ser exclusiva até os seis meses: o ideal é que a criança seja amamentada de maneira exclusiva até os seis e passe a mamar de maneira esporádica até os dois anos. Nesse período, a mãe deve intercalar a oferta de alimentos pastosos, sólidos e outros líquidos – sob orientação do pediatra –, e deixar o leite materno para períodos específicos, como só pela manhã ou antes de dormir.

 

Fonte:  Nutricionista Ana Daniela Carnieletto

 

Clicando no ícone abaixo você acompanha o áudio deste conteúdo especial sobre  a alimentação após gestação

 

 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Alvorada

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais