Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Em Alta
18:00:00
 
 

SMS de Marau realiza programação alusiva ao Dia Mundial de Luta contra a AIDS

por Camila Agostini

Atividades envolvem alunos do 7º ano, 8º e 9º anos

Foto: Divulgação

Comemorado anualmente em 1º de dezembro, o Dia Mundial de Luta contra a AIDS tem o objetivo de conscientizar a população sobre uma das doenças que mais mata no mundo. Não apenas informar as pessoas sobre os sintomas, perigos e formas de se prevenir da doença, o Dia Mundial de Luta contra a AIDS também tem a função de auxiliar no combate contra o preconceito que os portadores de HIV - vírus humano de imunodeficiência - sofrem na sociedade por causa da doença.

O vírus da AIDS (HIV) destrói as células brancas do organismo, responsáveis em proteger e combater doenças no corpo humano. Com a destruição das defesas do organismo, o corpo fica bastante fragilizado e propício a ser atacado por inúmeras doenças, como pneumonias, infecções, herpes e até mesmo alguns tipos de câncer.

A AIDS pode ser transmitida através do contato de fluídos corporais do infectado com o sangue de uma pessoa saudável, por meio de relações sexuais sem preservativo (camisinha), transfusões de sangue ou compartilhamento de seringas e agulhas.

Beijo na boca, abraços ou contatos com a pele da pessoa portadora de HIV não transmite a doença. A doença não tem cura, mas pode ser tratada com medicações que são distribuídas pelo Sistema Único de Saúde. Quando a AIDS é diagnosticada e tratada a tempo, a medicação melhora a qualidade de vida do infectado.

Em Marau, o número de casos de Infecções Sexualmente Transmissíveis também cresce a cada ano. Após a implantação da testagem rápida nas unidades de saúde, que aconteceu em 2014, nove casos novos de HIV e 51 de Sífilis já foram diagnosticados.

Preocupados com esta crescente epidemia, profissionais de saúde organizaram diversas atividades voltadas ao público adolescente. Uma equipe de teatro foi contratada pela Secretaria Municipal de Saúde para, de uma forma diferente, abordar o tema junto a este público, tão vulnerável, e despertar neles o interesse pelo assunto. Após a apresentação, cada equipe de ESF da área de abrangência da escola, promove uma discussão com os alunos, esclarecendo vários aspectos da doença, formas de prevenção e responderá às dúvidas dos adolescentes.

Também foi distribuído o laço vermelho, símbolo do dia mundial da luta contra a AIDS e divulgada a oferta de testagem rápida de HIV, Sífilis e Hepatites Virais, que é realizada em todas unidades de ESF do Município.

Serão contemplados com esta atividade, os alunos do 7º ano, 8º e 9º anos. Nas escolas onde  há ensino médio, estes também são convidados a participar. Desenvolvido pelo setor de Vigilância em Saúde, juntamente com unidades de ESFs e escolas do município, o cornograma de atividades encerra amanhã, nas escolas Afonso Volpato, Ernesto Dorneles, Darvin Marosin, Herzelino D. Bordin e Henrique Dias.

Informações:Vigilância em Saúde – SMS de Marau

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Alvorada

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais