Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Com limpeza diferenciada, HCR tem índice de infecção hospitalar baixo

por Liliana Trentini

Se preferir ouça os detalhes de funcionamento do setor do HCR, no player de áudio

Foto: Kelly Filippi/Comunicação HCR

O processo de higienização do Hospital Cristo Redentor de Marau, foi abordado dentro do espaço reservado à instituição no programa Temática da Tua Rádio Alvorada. Conforme Fernanda Mazurek, responsável pelo setor de higienização e lavanderia, o setor de limpeza é uma das áreas mais importantes do funcionamento do HCR. Os produtos usados são diferenciados e próprios para a higiene hospitalar, além de toda a equipe da área ser capacitada para o manuseio e aplicação dos materiais. A equipe de higienização atual é composta por 15 funcionários do HCR, mais 5 colaboradores de uma empresa terceirizada contratada pelo hospital.

Segundo Fernanda, o bloco cirúrgico é um local do hospital onde exige uma limpeza mais intensificada, pois é onde o hospital recebe o paciente em um estado maior de vulnerabilidade.

A roupa de cama também recebe o processo de higienização, mais do que uma vez por dia em alguns casos. Após a saída do paciente da unidade de internação todos os lençóis, cobertores, e demais peças são retirada e levadas para a lavanderia do Hospital, independentemente do tempo que a pessoa permaneceu internada. No total são lavados e esterilizados cerca de 400kg de roupa por dia, no próprio HCR, que conta com uma máquina extratora de 140kg, mais 2 secadoras.

Várias vezes ao dia, ocorre a limpeza geral do hospital, é feita a higienização dos corredores, salas, áreas de entrada e saídas, emergência e quartos após a alta dos pacientes, o que garante para o hospital de Marau um índice muito baixo de infecção e contaminação dentro da instituição. “É muito importante que o ambiente esteja bem limpo para a recuperação do paciente”, afirmou a responsável pelo setor de higienização e lavanderia do HCR.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Alvorada

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais