Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
20:00:00
Tua Essência
23:59:00
 
 

Frei Salavador Pinzetta, o Servo de Deus

por José Theodoro

Na próxima quinta-feira, acontece a 27ª Romaria à frei Salvador em Flores da Cunha

Foto: Processo de Beatificação já está em Roma.Divulgação

O Razões da Fé derste domingo, fala sobre o frei Salvador. O programa vai ao ar às 22h na RedeSul de rádio, São Francisco de Caxias do Sul, Fátima de Vacaria, Cacique de Lagoa Vermelha, Alvorada de Marau, Veranense de Veranópolis, Garibaldi de Garibaldi, Maristela de Torres, Sarandi de Sarandi, Cristal de Soledade, Rosário de Serafina Corrêa, Aurora de Guaporé, Cultura de Campos Novos. Transmitem também esse programa a rádio Miriam de Farroupilha e Webradio Migrantes.

Em toda a humanidade, poucos foram transformados em Santos, mas muitos dos aclamados pelos Cristãos, trazem no seu currículo de vida a simplicidade, fé e muito exemplo de vida. Santo ou Beatos, talvez não foram os melhores, mas com certeza os maiores no testemunho, no amor e na entrega à vida Cristã. Alguns se tornaram mártires em nome desse amor. Outros viveram no dia-a-dia o mais alto da sua fé. Frei Salvador Pinzetta, cujo nome de batismo era, Hermínio Pinzetta, nascido no município de Casca, em 29 de julho de 1911, viveu a mais pura simplicidade, mas como poucos a mais rica e profunda dedicação a vida religiosa. Sua profissão de fé foi feita em janeiro de 1946 e viveu sua vida religiosa no Convento dos Freis Capuchinhos em Flores da Cunha.

A Romaria de Frei Salvador, ocorre no dia de Corpus Christi, data expressiva para a Igreja Católica por três razões: Por ser o Frei Salvador excepcional devoto da Eucaristia, por ter morrido na véspera dessa festa e por ter sido o primeiro Ministro Extraordinário da Eucaristia da Paróquia de Flores da Cunha, nomeado em 1970. A Romaria começou em 1989, 17 anos após a morte de Frei Salvador. No início, a caminhada ocorria da igreja matriz até o cemitério, onde na época estava sepultado os restos mortais. Dois anos depois, o trajeto foi estendido até o Eremitério Frei Salvador. Neste local, em meio à natureza, Frei Salvador costumava rezar todos os dias diante da imagem de Nossa Senhora de Fátima.

A celebração da Romaria inicia já nesta segunda-feira com o tríduo. Segunda-feira: Celebração Eucarística, com o tema: Devoção ao Santíssimo - "Ele já estava lá". Terça-feira com o tema: Caridade Fraterna alternativa: Devoção a Maria-terço e quarta-feira com o tema: Santificação do trabalho - Oração e trabalho.

Convidados:

Frei Valdivino Salvador, pároco da paróquia Nossa senhora de Lourdes em Flores da Cunha. Luiz Zin e Maria Dalbó Zin, da equipe de coordenação do eremitério de frei Salvador, Vilson Checonello, vice coordenador da equipe do eremitério e frei Adelino Pilonetto, mestre em Teologia e escreveu a biografia de frei Salvador.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Alvorada

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais