Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
07:00:00
Conectado
09:00:00
 
 

Celebrações religiosas de Páscoa ocorrem sem encenações e rituais com grande público

por Camila Agostini

Em Marau, celebrações terão transmissão pela Tua Rádio Alvorada e pelo Facebook da emissora

Foto: Arquivo/ Paróquia Cristo Rei de Marau

O agravamento da pandemia de Covid-19 impede, novamente, assim como ocorreu em 2020, que as celebrações de Páscoa sejam realizadas com presença de grande público. Para evitar aglomerações, a Paróquia Cristo Rei de Marau, através do pároco, Frei Miguel Debiasi, orientou as comunidades e fiéis para que a participação presencial seja reduzida. Segundo o pároco, também o tradicional gesto de beijar o Cristo morto não será realizado, assim como as encenações do Lava Pés e a procissão da Paixão e Morte.

 “Não beije, não toque, se proteja”. Essa é a mensagem que ficará exposta nas igrejas para alertar as pessoas quanto à situação delicada em que vivemos. Orientamos aos fiéis que utilizem seus próprios crucifixos, em casa, para o tradicional gesto. E estaremos transmitindo as celebrações pela Tua Rádio Alvorada e Facebook da emissora. Dessa foram, nenhuma liturgia deixará de acontecer e todos terão condições de acompanhar. Quem quiser ir até as igrejas, na Matriz e comunidades, é possível, desde que se sintam à vontade e que sejam respeitadas normas como a utilização de máscara, álcool em gel e o distanciamento”, ressalta Frei Miguel.  

A abertura do Tríduo Pascal será na quinta-feira, 01/04, às 19h, sem, portanto, a encenação do tradicional gesto do Lava Pés. Na sexta-feira, 02/04, as igrejas estarão abertas e, às 9h, ocorre celebração penitencial. À tarde, 15h, também haverá a celebração, com transmissão pela Tua Rádio Alvorada (frequência 107.7 FM e Facebook da emissora), porém, sem a procissão e encenação da Paixão e Morte de Cristo. Tão pouco, como já foi destacado, haverá o beijo no Cristo Morto ou toque na cruz.

No Sábado de Aleluia, a missa inicia às 20h e no Domingo de Páscoa, a celebração ocorre no tradicional horário das 8h. Em ambas as ocasiões haverá transmissão pela Tua Rádio Alvorada, na frequência 107.7 FM e pelo Facebook da emissora.  

Segundo Frei Miguel, quanto à bênção da água, do fogo e das velas, as comunidades poderão ou não realizar, desde que preservadas normas do distanciamento e demais determinações de sanitização. “A nossa orientação é para que cada um leve seu recipiente com água. Na matriz, será designado a algumas pessoas que utilizem jarras para abastecer os recipientes, sem que o público tenha contato direto com a água”, explica o frei.

 

Programação de Páscoa Paróquia Cristo Rei

Igreja Matriz de Marau

Quinta-feira, 01/04: Início do Tríduo Pascal, sem a encenação os Lava Pés (público reduzido);

Sexta-feira, 02/04: 15h, celebração da Paixão e Morte de Cristo (público reduzido). Transmissão pela Tua Rádio Alvorada - 107.7 FM e Facebook da emissora;

Sábado, 03/04: 20h, celebração da Ressurreição (público reduzido). Transmissão pela Tua Rádio Alvorada - 107.7 FM e Facebook da emissora;

Domingo, 04/04: 8h. celebração da missa de Páscoa (público reduzido). Transmissão pela Tua Rádio Alvorada - 107.7 FM e Facebook da emissora.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Alvorada

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais