Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
07:00:00
Conectado
09:00:00
 
 

Celebração de Corpus Christi mobiliza comunidade de Marau

por Camila Agostini

Na manhã desta quinta-feira, 26/05, entidades e grupos se reuniram para confeccionar os tapetes em frente à Matriz

Foto: Camila Agostini / rdalvorada

Quinta-feira, 26/05, é do Dia de Corpus Christi. Na data, a Igreja convoca os cristãos católicos para manifestarem publicamente, o amor a Cristo presente na Eucaristia. Para celebrar o momento, a Paróquia de Marau homenageia o padroeiro e escolhe como tema para o dia de Corpus Christi: Marau, a casa do Cristo Rei Redentor. “Nossa proposta é vincular as atividades de Marau ao tema da Campanha da fraternidade desse ano, “Casa comum, nossa responsabilidade”. Assim continuamos a nossa reflexão”, destaca Frei Miguel Debiasi, pároco de Marau.

É costume da Igreja Católica organizar, no Dia de Corpus Christi, a confecção dos tradicionais tapetes de rua, manifestação autêntica da data, que caracteriza a passagem da procissão do “Corpo de Deus”. De acordo com Frei Miguel, com o passar dos anos, se constatou que as pessoas, muitas vezes, querem participar, mas têm dificuldade para montar o tapete, manusear os materiais e criar as imagens. “Por isso, ano que vem pensamos em realizar um trabalho juntamente aos grupos de família, trazendo pessoas que possam auxiliar nessas dificuldades e como operacionar a preparação”, destaca o Frei. Conforme explica o pároco, outra dificuldade a ser superada é levar aos fieis, o entendimento referente à importância da festa: “Queremos por isso, motivar a comunidade. Estou contente porque aumentamos o número de grupos que este ano vão participar da celebração. E eu não quero ir embora de Marau sem conseguir contornar a praça com tapetes, através da participação da comunidade”.

Este ano, a Paróquia trabalhou em parceria com a Rádio Alvorada para incentivar ainda mais a participação das entidades e grupos no processo de confecção dos tapetes. A procissão acontece no feriado de quinta-feira, 26/05, a partir das 15h, em frente à Igreja Matriz e arredores da Praça Elpídio Fialho. O apelo da Paróquia é para que as pessoas que participarem da celebração, contribuam com a doação de um quilo de alimento. Os donativos serão destinados às Pastorais da Acolhida e do Imigrante. Uma equipe se prepara para receber os alimentos nas proximidades da Igreja Matriz. Ouça no player de áudio, entrevista com o Frei Miguel Debiasi.

Nas primeiras horas da manhã desta quinta-feira, 26/05, as entidades estiveram reunidas no Salão Frei Gentil e dicidiram que, apesar do tempo encoberto, os tapetes seriam confeccionados ao ar livre, em frente à Igreja Matriz. Os trabalhos de produção dos tapetes de Corpus Christi se estenderam por toda manhã. 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Alvorada

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais