Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Programa de Domingo
19:00:00
 
 

Em material audio visual Paróquia mostra à comunidade como ficará a Matriz após a reforma

por Camila Agostini

Interior da Igreja será reestruturado conforme a arquitetura original da construção

Foto: Divulgação

Iniciada no final do primeiro semestre deste ano, a obra de revitalização da Igreja Matriz de Marau foi apresentada à comunidade marauense na noite de quarta-feira, 20/07, quando cerca de mil pessoas estiveram presentes na Noite da Amizade, realizada no Ginásio Frei Gentil, para comemorar o Dia do Amigo.  Um orçamento estimado em R$1.890.000,00 deve ser investido para resgatar características originais da construção datada de 1935. O projeto é assinado pelo arquiteto Marcelo Nedeff.

Frei Miguel Debiasi, responsável pela Paróquia Cristo Rei de Marau, explica que a reforma da Matriz integra a programação festiva referente ao centenário da Paróquia a ser celebrado em 2020. Segundo o pároco, a receptividade dos fieis foi positiva, já que a revitalização em andamento contempla, também, adequações estruturais que proporcionarão mais conforto aos fieis, além de resgatar a arquitetura original, de estilo romano. O projeto prevê ajustes referentes a iluminação, sistema de som, pintura, piso e elementos sacros. O altar em madeira, subtraído da Igreja em 1970, quando foi realizada a primeira restauração da Matriz será resgatado. Um novo altar é projetado por especialistas que devem reavivar a memória do local, reposicionando a plataforma, sob aspectos que reproduzam a estrutura de origem.

Sistema acústico: item que há muito é reconhecido pelos fieis como um dos mais expressivos problemas da Igreja, o sistema de som será requalificado e os equipamentos que não forem  substituídos passarão por testes e ajustes necessários para beneficiar a sonoridade das celebrações.

Piso: a pavimentação será feita em mármore e granitos em três cores. Nos corredores serão desenhados monogramas que reproduzem as chagas de Jesus.

Pintura e iluminação: retornam os lustres. Haverá iluminação indireta na parte superior das paredes. A seleção de cores para a pintura foi inspirada no hábito usado pela Ordem dos Frades Menores Capuchinhos e também na imagem do Padroeiro Cristo Rei.

O ambiente será climatizado e as imagens sacras restauradas.  

Designada para planejar e acompanhar o andamento dos trabalhos, a comissão pró-reforma é presidida pelo pároco, Miguel Debiasi, e construída por Antônio Pasa, Camila Adami, Clóvis Dal Pozzo, Dorval Menegussi Neto, Elizete Fuga Roso, Francisco Bernardi, Joaquim de Mello Flores, José João Santin, Júlio Borella Borges, Jovino Segalla, Leonardo Segatt, Marli Zancanaro Gavioli e Vitor Hugo Oltramari.  

Em vídeo, conheça a perspectiva da planta interna e outros detalhes da obra.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Alvorada

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais