Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
 
 

Marau vive a devoção à Santa Maria Bernarda

por Ana Lúcia Jacomini

Romaria em homenagem à padroeira da misericórdia acontece neste domingo, 22/05

Foto: Reprodução/Arquivo Pessoal/Irmã Vera Coutinho

O Distrito de São Miguel de Marau realiza, neste final de semana, a sétima romaria em honra Maria Bernarda. Na ocasião, também são lembrados os dez anos da fraternidade que tem a santa como orientadora. Ela é a padroeira da misericórdia, canonizada em 2008 pelo Papa Bento XVI e as Irmãs Franciscanas de Maria Auxiliadora – que tem atuação em Marau, seguem seu carisma.

A programação iniciou ainda na terça-feira, dia 17/05, com as celebrações itinerantes, que a cada noite acontece em uma comunidade rural de Marau. A caminhada de fé é realizada no domingo, 22/05, em são Miguel. Todos estes momentos estão conectados com o tema do evento religiosos desse ano: “Santa Maria Bernarda, missionária da misericórdia”. A reflexão é sobre a prática da misericórdia em nosso dia a dia.

Além de Marau, os municípios gaúchos de Camargo, Passo Fundo, Erechim e Gaurama também realizam eventos de devoção à Santa Maria Bernarda.  Em Marau também há pessoas leigas consagradas, que seguem o carisma da madre.

MARIA BERNARDA

Maria Bernarda Bütler, nascida Verena Bütler, foi uma religiosa católica suíça que atuou na América Latina. Foi canonizada no dia 12 de outubro de 2008, pelo Papa Bento XVI, tornando-se a primeira mulher suíça a ser canonizada pela Igreja Católica.

Muito aberta às necessidades da Igreja e com um enorme zelo missionário, em 19 de junho de 1888, veio para o Equador com mais seis Irmãs para trabalhar na missão, anunciando o Evangelho aos povos da América Latina. Assim, fundou a Congregação das Irmãs Franciscanas Missionárias de Maria Auxiliadora.

Tinha fama de santa entre o povo pobre que as irmãs atendiam cuidando da catequese, da alfabetização e da saúde. Por causa da revolução liberal e consequente perseguição, Santa Maria Bernarda, com sua pequena comunidade de irmãs, foi para a Colômbia, para a cidade de Cartagena.

Em 1911, ela envia ao Brasil um grupo de irmãs para fundarem nestas terras mais um centro missionário. Em Marau, possuem obras na área educacional, com o Colégio Franciscano Cristo Rei, e na área vocacional, com a etapa do noviciado da congregação. Santa Maria Bernarda morreu em 1924, em Cartagena, na Colômbia.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Alvorada

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais