Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
20:00:00
Tua Essência
23:59:00
 
 

Dom Altieri diz estar convencido do descontentamento da comunidade com sua gestão

por Ana Lúcia Jacomini

Ele renunciou ao cargo de arcebispo de Passo Fundo nesta semana

A saída de Dom Antônio Carlos Altieri do cargo de Arcebispo de Passo Fundo foi um dos assuntos de destaque na semana que se encerra. A decisão começou a ser traçada há cerca de dois meses, quando da visita de Dom Claudio Hummes, Prefeito Emérito da Congregação para o Clero em Roma, à região.

Na ocasião, ele ouviu padres, religiosos, religiosas e leigas que se mostraram descontentes com os rumos da Arquidiocese. A intervenção aconteceu a pedido do Papa Francisco, após o Vaticano receber denúncias de supostas falhas na administração arquidiocesana.

Altieri comunicou sua renúncia em coletiva de imprensa, na fria e chuvosa m,anhá de quarta-feira, 15 de julho. Justificou que a recente visita apostólica realizada por Dom Claudio, o deixou convencido do descontentamento da comunidade com sua forma de gestão.

Os relatos que Dom Cláudio ouviu em Passo Fundo, e as conclusões que registrou em seu relatório, são mantidos em sigilo, mas Giovanni D’Annielo, núncio apostólico no Brasil, comunicou a Altieri que a maior parte do clero estava descontente.

Altieri afirmou que já possui algumas opções de atuação, como o Centro Universitário Salesiano de São Paulo, onde trabalhava antes de ser bispo de Caraguatatuba, ou até mesmo trabalhos missionários como em Angola, onde já permaneceu por quatro anos.

Dom Paulo Antonio De Conto de Montenegro será o administrador pastoral da Arquidiocese de Passo Fundo até a nomeação de um novo arcebispo. Ele acumulará ambas as funções. Dom Paulo chegou a Passo Fundo ainda na tarde de quinta-feira, 16/07.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Alvorada

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais