Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
20:00:00
Tua Essência
23:59:00
 
 

Arquidiocese de Passo Fundo lança Observtório de Bioética

por Ana Lúcia Jacomini

Objetivo é debater a vida, sob diferentes olhares e opiniões: cinetífica, teológica e filosófica

Membros do Observatório de Bioética na região de Passo Fundo
Foto: Divulgação/Arquidiocese de Passo Fundo

Com o objetivo de pensar a vida, a partir da perspectiva bioética, desde o seu início até o seu final, foi lançado o Observatório de Bioética - uma rede multidisciplinar, envolvendo a Igreja Católica do Rio Grande do Sul e outras entidades educacionais gaúchas. A iniciativa é do Regional Sul 3 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e mais oito instituições de Ensino Superior. A ideia é fornecer vários olhares a respeito da vida.

No âmbito da Arquidiocese de Passo Fundo, ostemas serão trabalhados em um grupo formado por representantes da Igreja, da Faculdade Especializada na Área da Saúde do Rio Grande do Sul (Fasurgs), Hospital da Cidade (HC), Hospital São Vicente de Paulo (HSVP), Faculdade de Teologia e Ciências Humanas (Itepa Faculdades), Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Universidade de Passo Fundo (UPF) e Faculdade Meridional (Imed).

Depois de lançado, o projeto parte agora, para uma etapa de mapeamento de tudo aquilo que já é estudado e pesquisado em cada um dos quatro polos de atuação - Porto Alegre, Pelotas, Santa Maria e Passo Fundo. Questões relacionadas à vida a partir das perspectivas científicas, filosóficas e teológicas serão a pauta em grupos de estudos interdisciplinares e multiprofissionais.

O objetivo é, portanto, fomentar os temas da bioética com dados, coletados por meio de pesquisas científicas, que possam contribuir nos debates da sociedade, em promoção e defesa da vida. O primeiro retorno sobre as pesquisas deve ocorrer no final do primeiro semestre de 2019, a partir dos estudos que já estão em andamento nas universidades. Na região, estará em pauta temas como eutanásia, cuidados paliativos, suicídio assistido, distanásia, testamento biológico, doenças terminais e questões ligadas aos idosos.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Alvorada

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais