Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Programa de Domingo
19:00:00
 
 

Morre aos 92 anos em Caxias do Sul frei Renê Onzi

por José Theodoro

Falecimento ocorreu no final da manhã desta segunda-feira, dia 13, no Hospital Pompéa

Frei Renê Onzi teve passagem pelas Rádios Cacique, Fátima, Cristal, Veranense e São Francisco.
Foto: Tales Armigliato

O frei René Onzi morreu às 11h30 no Hospital Pompéia, em Caxias do Sul, nesta segunda-feira, 13. Hospitalizado desde o dia 7 de junho, por insuficiência respiratória, edema agudo de pulmão e insuficiência renal, frei René tinha 71 anos de vida religiosa capuchinha e 65 de vida sacerdotal. O velório está ocorrendo na Capela da Casa São Frei Pio/Convento Imaculada Conceição, bairro Rio Branco, em Caxias. Nesta terça-feira, 14, a partir das 8h30, será velado  na igreja dos Capuchinhos no  bairro Rio Branco, às 10h30 haverá missa de preces de despedida. O sepultamento acontece no jazigo de familiares, no cemitério do Desvio Rizzo, bairro Desvio Rizzo, Caxias do Sul.

Histórico

Filho de Luiz Onzi e Rosina Mezzomo, nasceu no Travessão São Virgílio, interior de Caxias do Sul, em 28 de junho de 1924. Foi batizado e crismado na paróquia da Conceição, Segunda Légua, e ingressou no Seminário São José, em Veranópolis, em 1937. Vestiu o hábito capuchinho ao iniciar o noviciado no início de 1944, fazendo a profissão dos votos na Ordem em janeiro de 1945. Em Garibaldi, recebeu as ordens do diaconato e do presbiterato das mãos de Dom José Barea, respectivamente em 23 e 24 de dezembro de 1950.

Como religioso, viveu nas fraternidades capuchinhas de Flores da Cunha, Marau, Garibaldi, Porto Alegre (Convento São Lourenço de Brindesi e São Judas Tadeu), Lagoa Vermelha (em três períodos), Ipê, Caxias do Sul (Imaculada Conceição [em três períodos] e Casa Provincial), Vacaria (em três períodos), Soledade e Veranópolis.

 Após os estudos de Filosofia e Teologia (nos conventos de Marau, Garibaldi e Porto Alegre), trabalhou durante 60 anos nas mais diversas atividades, como educador e professor em colégio público e em seminários, reitor do seminário de Ipê, secretário provincial, diretor de várias emissoras de rádio (Cacique de Lagoa Vermelha, São Francisco de Caxias do Sul, Fátima de Vacaria), diretor de programação de rádio (Fátima de Vacaria, Cristal de Soledade e Veranense de Veranópolis), capelão hospitalar (Sanatório Partenon), conselheiro provincial em dois triênios (entre 1975 e 1981) e guardião de três fraternidades (Ipê, Vacaria e Lagoa Vermelha) durante quatro triênios. Destacou-se na programação religiosa de emissoras, onde atuou, com pequenos intervalos, durante 50 anos, entre 1961 e 1912.

Além dos estudos filosóficos e teológicos, frei René fez inúmeros cursos de atualização, especialmente nas áreas da comunicação social, liturgia para rádio e TV e pastoral litúrgica, tendo participado de forma intensa nas programações do Instituto Pastoral Sul 3/Escola de Comunicações Sociais, na década de 1970.

Em 1975, celebrou o jubileu de prata de vida presbiteral na Paróquia Imaculada Conceição de Caxias do Sul; em 2000, o jubileu de ouro de vida presbiteral e, na véspera do Natal de 2010, celebrou festivamente 60 anos de vida sacerdotal. Já em janeiro de 2015, foram lembrados seus 70 anos de vida religiosa. Ainda em 1999, recebeu o Troféu AGERT pelos “30 anos de vida no rádio”. De 1964 a 1966 foi Presidente da Associação Comercial de Lagoa Vermelha. Em 1994 recebeu o título de Cidadão Lagoense, da Câmara Municipal de Vereadores de Lagoa Vermelha. Desde junho de 2012 passou a viver na Casa São Frei Pio, em Caxias do Sul, para cuidados da saúde, relativamente intensos e constantes.

Foi um capuchinho e um sacerdote que exerceu sua missão especialmente através do rádio. Tinha grande preocupação em se manter sempre atualizado, através de leituras, e mantinha o receptor de rádio ligado em todos os momentos do dia, pois queria acompanhar tudo o que estivesse ocorrendo

Acompanhe, em áudio, a última entrevista de Frei Renê Onzi concedida no início deste mês ao repórter e jornalista Tales Armiliato na Casa de Saúde São Frei Pio, em Caxias do Sul. 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Alvorada

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais