Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
05:00:00
Tá na Hora
07:00:00
 
 

Campanha da Fraternidade 2016 'Casa Comum, Nossa Responsabilidade'

por José Theodoro

Lançamento aconteceu nesta quarta-feira e traz um debate sobre o saneamento básico

Lançamento reuniu representantes das igrejas cristãs
Foto: Divulgação

O programa Razões da Fé deste domingo fala sobre a Campanha da Fraternidade. Foram convidados para fazer a reflexão, Frei Carlos Rokemback – mestre em Liturgia e Teologia dos Sacramentos e pároco da Paróquia Imaculada Conceição, em Caxias do Sul, Marinez Bassotto – Cleriga da igreja Episcopal Anglicana do Brasil é membro do grupo de Estadual de  Diálogo inter religioso, e faz parte do Coite  estadual da Diversidade Religiosa e Afonso Murad  - Teólogo, escritor, ambientalista, professor da  Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia - Belo Horizonte (FAJE).

O programa vai ao ar às 22h na RedeSul de rádio, São Francisco de Caxias do Sul, Fátima de Vacaria, Cacique de Lagoa Vermelha, Alvorada de Marau, Veranense de Veranópolis, Garibaldi de Garibaldi, Maristela de Torres, Sarandi de Sarandi, Cristal de Soledade, Rosário de Serafina Corrêa, Aurora de Guaporé, Cultura de Campos Novos. Transmitem também esse programa a rádio Miriam de Farroupilha e Webradio Migrantes.

Texto para reflexão

A Campanha da Fraternidade 2016 foi lançada nesta quarta-feira de cinzas com o tema “Casa comum, nossa responsabilidade” e traz um debate sobre o saneamento básico no país. O tema tem inspiração na proposta do papa Francisco na Encíclica Laudato Si, lançada em junho do ano passado, que aborda o tema “Casa comum” e alerta para o cuidado com a vida do planeta. A campanha tem como lema “Quero ver o direito brotar como fonte e correr a justiça qual riacho que não seca”, apoia-se em Amós 5,24. A proposta da ação é estimular na sociedade o conhecimento da realidade local deste serviço e incentivar o consumo responsável dos recursos naturais.

Pela quarta vez na história a Campanha da Fraternidade é ecumênica, realizada em parceria com o Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil (Conic).  O objetivo é unir diferentes expressões religiosas na discussão.

Desde 1964 a campanha é realizada no Brasil. É iniciada na quarta-feira de cinzas, dia que marca o início da quaresma no calendário cristão. A CNBB aproveita esse período de reflexão para despertar a atenção dos fiéis para problemas da sociedade. A cada ano um tema novo é apresentado pela igreja. Os danos ambientais causados pelo homem, inclusive, já foram foco da campanha em 2004, que falava da água no planeta, e em 2011, quando o assunto era as formas de vida na Terra.

Uma das grandes novidades desta quarta edição da campanha ecumênica, é a participação da Misereor, entidade episcopal da Igreja Católica da Alemanha que trabalha na cooperação para o desenvolvimento na Ásia, África e América Latina. A colaboração acontece em vista do desejo dos organizadores em transpor as fronteiras.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Alvorada

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais