Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
07:00:00
Conectado
09:00:00
 
 

Missa Imaculada lembra os 140 anos do nascimento de Frei Exupério de La Compôte

por Camila Agostini

Celebração religiosa acontece neste domingo, 11/09, às 19h

Foto: Divulgação

Neste domingo, 11/09, às 19h, a Banda Santa Cecília, os Corais Alegria Franciscana, Santa Cecília, Lazer e Convivência e a Paróquia Cristo Rei, realizam celebração da missa em homenagem aos 140 anos do nascimento de Frei Exupério de La Compôte. Na ocasião será apresentada a "Missa Imaculada" de autoria de sacerdote francês.

Frei Exupério de La Compôte, nascido Aléxis Dumoulin em La Compôte na França, veio para o Brasil em 1898, acompanhando a Missão Capuchinha Francesa, a fim de assistir, espiritualmente e psicologicamente, os imigrantes italianos que começaram a povoar o país, especialmente o Rio Grande do Sul. Foi ordenado padre em terras brasileiras e tão logo efetivado seu juramento, iniciou seu trabalho em diversos seminários e cidades gaúchas. Morou nos municípios de Garibaldi, Porto Alegre, Flores da Cunha, Caxias do Sul, Ijuí e Marau. Nestas localidades ensinou teologia, línguas e, especialmente, a música a centenas de seminaristas.

Foi através da música que mostrou sua genialidade, organizando bandas e corais, conceituados pela afinação e qualidade, sendo convidados, frequentemente, para os eventos religiosos e festas cívicas nas cidades da região. Seu profundo conhecimento musical também foi mostrado através de centenas de composições. Valsas, tangos, mazurcas, dobrados, hinos, marchas fúnebres, que eram criados e transcritos nos cadernos, nos quais ele organizava e “desenhava” a partitura para cada instrumento e para cada componente.

Muito lembrado pela criação da “Missa Imaculata”, pelo livro de cânticos “Cantai ao Senhor”, publicação de diversos livros de música e a formação da Banda Santa Cecília. Sua vida foi marcada pela humildade e dedicação à igreja e a Cristo. Frei Exupério viveu seus últimos trinta anos em Marau.  Faleceu em 1971, com 94 anos. 

 

 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Alvorada

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais