Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
 
 

Turra vai receber o título de deputado emérito da Assembléia Gaúcha

por Ana Lúcia Jacomini

Votação que escolheu o nome do marauense aconteceu nesta terça-feira, 30/08

Foto: Arquivo Alvorada

Deputado constituinte, líder conhecido pela forte atuação em defesa do agronegócio e da agricultura familiar, autor de projetos que impulsionaram a economia gaúcha e figura admirada inclusive por seus adversários políticos. Esses atributos fizeram com que parlamentares gaúchos aprovassem, com unanimidade, o nome de Francisco Turra como Deputado Emérito. A votação ocorreu nesta terça-feira, 30/08, na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul.

 Nascido em Marau, Francisco Turra exerceu dois mandatos na Assembleia (1987 a 1994). Durante o período, ele se destacou por ser autor do projeto de lei que originou o Código Florestal do RS e de outro sobre a preservação do solo agrícola. Pela atuação marcante em favor do desenvolvimento econômico, com foco na reforma tributária, Turra recebeu, em 1987, o Prêmio Springer, maior láurea concedida a parlamentares gaúchos.

 Em sua trajetória pública, Turra também foi, entre outras passagens, prefeito de sua cidade natal, deputado federal, presidente da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e ministro da Agricultura. Atualmente ele preside a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), com sede em São Paulo, que representa empresas e entidades das cadeias agroindustriais de aves, ovos e suínos de todo o Brasil.

A concessão do título de Deputado Emérito ocorre a partir da indicação de um parlamentar e depende de aprovação de, no mínimo, dois terços dos deputados. A homenagem ocorre apenas uma vez por ano e já foi entregue a figuras como Pedro Simon, Paulo Brossard e Ibsen Pinheiro. A distinção, que destaca deputados com prestação de serviços relevantes ao Poder Legislativo, foi proposta pelo líder da bancada do Partido Progressista (PP), Frederico Antunes.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Alvorada

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais