Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
12:10:00
No Ponto
14:00:00
 
 

Parlamento gaúcho terá semana de prevenção ao suicídio

por Camila Agostini

Programação será sempre de 8 a 14 de setembro

Foto: Marcelo Bertani

Os parlamentares gaúchos aprovaram projeto que institui a Semana de Prevenção ao Suicídio. O projeto de resolução é de autoria do deputado Juliano Roso (PCdoB) e tem o objetivo de contribuir na discussão e sensibilização sobre uma das principais causas de morte no país.    

A partir da proposta, de 8 a 14 de setembro, todos os anos, a Assembleia Legislativa, vai desenvolver atividades voltadas à prevenção ao suicídio e o Palácio Farroupilha será iluminado com a cor amarela, símbolo da iniciativa.

Conforme a Organização Mundial de Saúde, o suicídio é responsável por 1,4% do total de mortes todos os anos. Corresponde a cerca de um milhão de pessoas que tiram a própria vida. Isso significa que a cada 45 segundos ocorre um suicídio em algum lugar do mundo.

“Infelizmente o RS é o estado que tem a maior taxa de suicídio no Brasil. Isso é sério e grave. Junto com a depressão, este é o mal que assola o mundo e, hoje, lamentavelmente, o RS é o primeiro neste ranking”, afirma o deputado Roso.

De acordo com o primeiro Boletim Epidemiológico de Tentativas e Óbitos por Suicídio no Brasil, divulgado em setembro do ano passado, pelo Ministério da Saúde, a região Sul apresenta uma taxa de suicídio de 42% da população. Para Juliano, é fundamental debater este tema que era considerado tabu.

Setembro amarelo
O Conselho Federal de Medicina (CFM) e a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) lançaram Campanha Nacional de Prevenção ao Suicídio. O objetivo é chamar a atenção para o tema e simbolizar o compromisso com a vida. A cor amarela representa a campanha e significa vida, luz, alegria e, para os organizadores é o contraponto simbólico ideal do problema.

Agência de Notícias ALRS

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Alvorada

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais