Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
09:00:00
Temática
12:00:00
 
 

Comitiva gaúcha reforça pedido ao governo chinês para reconhecimento do status de zona livre de febre aftosa

por Ana Lúcia Jacomini

Reunião destacou o potencial de produção e as condições que permitem o fornecimento de proteínas de origem animal de qualidade

Vilmar Zanchin, marauense, presidente da ALRS, integra a comitiva
Foto: Joel Vargas/Ascom GVG

A comitiva gaúcha na China foi recebida pelo secretário-geral do Ministério da Agricultura, Sui Pengfei, para tratar sobre o fortalecimento das relações comerciais e de cooperação bilateral. A reunião ocorreu nesta quarta-feira, 29/11, terceiro dia da missão oficial do governo do Estado em Pequim. No encontro, o vice-governador Gabriel Souza reforçou ao governo chinês o pedido para que o Estado tenha o seu status de zona livre de febre aftosa sem vacinação reconhecido pelo país.

“Tal medida resultará na possibilidade de ampliarmos o número de frigoríficos gaúchos habilitados e comercializarmos carne com osso e miúdos para o país”, complementou Gabriel. No pleito entregue ao representante do governo chinês, o Estado reforça o seu potencial de produção e condições sanitárias que permitem o fornecimento de proteínas de origem animal de qualidade superior.

Os reconhecimentos sanitários internacionais de destaque do Rio Grande do Sul – livre de peste suína clássica (classical swine fever – CSF), desde 2016, e livre de febre aftosa (foot-and-mout disease – FMD) sem vacinação, desde 2021 – também foram apresentados no documento. O secretário-geral contou ao grupo que conheceu o Brasil no início dos anos 2000 e que, na ocasião, visitou o Rio Grande do Sul. 

Cooperação China-RS

Sobre o pedido apresentado pelo vice-governador para o reconhecimento do status sanitário, Sui Pengfei informou que será organizado um grupo de trabalho específico para discutir o tema. “Temos um espaço de cooperação entre China e Rio Grande do Sul. Inclusive, todos os anos importamos um expressivo valor em produtos, em especial do comércio agrícola. Por isso, prevejo que há um espaço importante de crescimento”, ressaltou o secretário-geral.

O titular da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec), Ernani Polo, e o adjunto da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), Márcio Madalena, assim como o presidente da Assembleia Legislativa, Vilmar Zanchin, acompanharam a agenda.

Madalena aproveitou a oportunidade para falar sobre o perfil da produção agropecuária do Estado. “Focamos na questão da proteína animal, que é o nosso interesse principal da missão, mas também apresentamos diversas outras cadeias produtivas em que nos destacamos em termos de produtividade, como o vinho, a noz-pecã e a soja”, disse. “Também formalizamos nosso pleito pelo reconhecimento do status sanitário de zona livre de aftosa sem vacinação”, ressaltou Madalena.

“Foi uma reunião produtiva e necessária para reforçar essa pauta, que já vem sendo tratada em diálogos com os chineses. O fato de o governo gaúcho estar na China, nessa missão liderada pelo vice-governador Gabriel Souza, com secretários, empresários, líderes do setor de proteína animal e parlamentares, fortalece e oficializa esse pedido”, destacou Polo. “Temos excelência sanitária e produtos de qualidade que nos colocam em condição de competitividade para aumentar as exportações gaúchas para a China”, acrescentou.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Alvorada

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais