Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
12:00:00
Um Olhar Diferente
12:10:00
 
 

Francisco Turra é condecorado com o Título de Deputado Emérito

por Camila Agostini

Distinção é concedida pela Assembleia Legislativa gaúcha

Foto: José Maculan/tuaradio

Entre tantas outras distinções recebida, agora, o marauense Francisco Turra, pode ser chamado de deputado emérito, título que lhe foi concedido pela Assembleia Legislativa gaúcha, na tarde desta quarta-feira. A solenidade ocorreu no Plenário 20 de Setembro. A concessão da honraria ao marauense decorreu da indicação de deputado Frederico Antunes (PP). Em seu discurso, o proponente rereferiu a Turra como um homem de “extenso currículo de vida e de trabalho, proporcional ao tamanho do estado e do Brasil”.

O filho do homenageado, Sérgio Turra, foi o primeiro parlamentar a se pronunciar em nome da bancada do PP. Sérgio disse que diferente dos super heróis tradicionais, o seu sempre foi de verdade. O parlamentar eleito em 2014 disse ainda que se inspira no pai, pela capacidade que tem de alicerçar um equilíbrio entre a vida pública e a vida privada: “Se querem conhecer quem é Francisco Turra, é só andar junto a ele quando vai a Marau. Ele cultiva as amizades e age com a mesma simplicidade de quando era o simples filho de agricultores. Ele ouve mais que fala, distribui afeto e atenção. Turra trata a todos como iguais a ele. E a vida me deu o privilégio de me dar uma escola de política dentro de casa. Queira Deus que eu possa honrar aqui nesta casa, tudo o que esse deputado emérito fez por esse parlamento”.

Deputado constituinte, liderança respeitada no setor que defende o agronegócio e a agricultura familiar, autor de projetos que impulsionaram a economia gaúcha e figura admirada, inclusive por seus adversários políticos, Turra conquistou mais essa distinção que é regulada por resolução de 1988 e depende da indicação de um parlamentar em exercício de mandato, aprovada em plenário pela deliberação de, no mínimo, dois terços dos deputados, e só pode ser conferida uma vez a cada ano, para homenagear aquele parlamentar que tenha prestado serviços relevantes ao Poder Legislativo do Rio Grande do Sul.

Sobre a homenagem, Turra diz que esta é uma das mais importantes distinções que carrega no currículo pessoal e político. “Essa homenagem me honra e me emociona, mas me toca ainda mais, pois acontece em um momento absolutamente decisivo da história do país que vive o auge de uma mudança de um ciclo político, econômico e social. Sou grato pela confiança da população de meu município Marau, que eu realmente amo. Eu quero dizer à minha cidade, ao meu Estado, meu país: podem contar comigo”

A Tua Rádio Alvorada transmitiu a homenagem ao vivo – ouça o pronunciamento de Turra no player de áudio.

FRANCISCO SÉRGIO TURRA

Francisco Turra foi vice-prefeito de Marau em 1976 e prefeito em 1982. Em 1986, elegeu-se pela primeira vez como deputado estadual, sendo reeleito em 1990. Foi presidente do Banrisul no biênio 1995-1996. Deixou o cargo para fazer parte da administração federal de Fernando Henrique Cardoso como presidente da CONAB, entre 1996 e 1998. Depois, assumiu o Ministério da Agricultura e do Abastecimento, ainda em 1998, nos últimos meses do primeiro mandato de FHC. Foi ministro durante 15 meses, época em que a safra de grãos bateu o recorde nacional e o investimento em agricultura familiar duplicou. Deixou o cargo quando da reforma ministerial da posse do segundo mandato de FHC, no início de 1999. Em 2002 elegeu-se deputado federal, e em 2006 foi o candidato do PP ao governo gaúcho. Assumiu em 2007 a vice-presidência do BRDE, e que exerceu até abril de 2008, quando foi convidado a presidir a ABEF - Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Frangos. Atualmente ocupa a presidência da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA).

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Alvorada

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais