Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
20:00:00
Tua Essência
23:59:00
 
 

Expulsão do PDT: deputado Giovani Cherini será julgado nesta segunda-feira, dia 30/05

por Camila Agostini

Julgamento ocorre na Comissão de Ética do partido, no Rio de Janeiro

Foto: Divulgação

O líder da Bancada Gaúcha no Congresso Nacional, deputado Giovani Cherini, será julgado pela Comissão de Ética do Partido Democrático Trabalhista (PDT), na próxima segunda-feira, 30/05, no Rio de Janeiro. O parlamentar e outros cinco deputados federais estão sendo acusados de desrespeitar uma orientação partidária ao votarem "sim" à admissibilidade do processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff ocorrida no dia 17/04, na Câmara dos Deputados. Apesar da orientação, dos 19 deputados do PDT, seis votaram a favor do impeachment: Giovani Cherini (PDT-RS), Hissa Abrahão (PDT-AM), Flávia Morais (PDT-GO), Sérgio Vidigal (PDT-ES), Mário Heringer (PDT-MG) e Subtenente Gonzaga (PDT-MG). O deputado Pompeo de Mattos (PDT-RS) se absteve de votar.

De acordo com a assessoria do deputado Cherini, o parlamentar gaúcho teve a sua expulsão pelo PDT Nacional dois dias antes da votação, em uma reunião realizada no dia 15 de abril, em Brasília, quando foi aprovado um “ex oficio”. Conforme ata do encontro, o parlamentar se manifestou publicamente em relação ao seu voto favorável ao impedimento da presidente da república. “A minha expulsão ocorreu de forma antecipada ao voto e sem direito de defesa. É uma grande injustiça”, afirma Giovani Cherini.

Cherini entregou sua defesa para a Comissão de Ética no dia 09/05. Entre os argumentos, alega que a sua manifestação de voto não se caracteriza como infidelidade partidária, pois este tema não diz respeito aos princípios doutrinários e pragmáticos e diretrizes estabelecidas pelo partido. Também lembrou que votou com a sua consciência e pela vontade da ampla maioria de seus eleitores. “O povo brasileiro está cansado de corrupção e roubalheira. O PT sempre pregou que era o pai da ética e da honestidade e a mãe dos pobres e o que se verificou foi que os governos Dilma/Lula foram os mais corruptos da história, com a maior pobreza da história, com 11 milhões de desempregados e com 47 milhões de pessoas recebendo o Bolsa Família”. Giovani Cherini é filiado ao PDT há 28 anos. Pelo partido, está em seu segundo mandato como deputado federal e já exerceu quatro mandatos de deputado estadual, sendo o presidente da Assembleia Legislativa Gaúcha em 2010.

Informações e foto: assessoria Giovani Cherini

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Alvorada

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais