Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
07:00:00
Conectado
09:00:00
 
 

Movimento pela Educação reúne centenas de pessoas em Marau

por Ana Lúcia Jacomini

Tua Rádio Alvorada esteve presente no evento e outras informações estão no podcast do site e nas rede sociais da emissora

Na Casa de Cultura de Marau, ocorreu, na manhã desta sexta-feira, 28/04, a primeira etapa do Movimento pela Educação, iniciativa do presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, o deputado marauense Vilmar Perin Zanchin (MDB). O objetivo foi definir prioridades para qualificar a educação no estado e recolocá-lo em índices mais elevados.

A interiorização da Assembleia através do Movimento pela Educação terá outras oito etapas regionais e finalizará em Porto Alegre, no mês de novembro, com a entrega de proposições e metas ao governador Eduardo Leite, que também esteve em Marau acompanhando os debates. Autoridades estaduais e municipais lotaram as dependências da Casa de Cultura.

Na abertura, o Coral Santa Cecília, de Marau, executou o Hino Nacional e o Hino Rio-grandense. Logo em seguida, foi projetado o vídeo do Movimento pela Educação. Duas vezes prefeito de Marau, o presidente da ALRS, cumprimentou autoridades e lideranças locais e, em especial, os professores da rede estadual e municipal. Ele explicou a dinâmica dos debates sobre educação e falou que está “convencido de que o desenvolvimento da sociedade, econômico e social, se dá com uma educação de qualidade".

Zanchin disse que os nove encontros regionais oportunizarão os debates a respeito da qualidade das estruturas físicas dos educandários, remuneração dos profissionais, segurança nas escolas, mas especialmente a qualidade do Ensino Médio, que terá como referência a experiência exitosa do Ceará, assim como o aumento das escolas de Turno Integral, trazendo os resultados positivos de Pernambuco.

Também estiveram na pauta dos debates a valorização do corpo docente, como a formação continuada, que além da melhoria da remuneração dos profissionais, necessita de avanços nos aspectos tecnológicos que dominam o cotidiano dos alunos, observou Zanchin. Outra variante do tema que foi debatido foi a matriz curricular para assegurar o ensino profissionalizante de qualidade, cuja aplicação com bons resultados terá o exemplo de São Paulo. Ele justificou a interiorização da Assembleia com essa temática dizendo que o Poder representa a totalidade da sociedade e ouvir as próprias localidades legitimará as reivindicações que no final serão encaminhadas ao governador.

Representatividade municipal

O prefeito de Marau, Iura Kurtz, também destacou a importância do debate do tema educacional com a comunidade. Mesmo que os gestores municipais e estaduais tenham o assunto como prioridade, “às vezes a sociedade civil fica à margem, e com o envolvimento da ALRS essa discussão permeará todos os setores e a sociedade”, afirmou. Confortável com a posição municipal, que investe 35% do orçamento na educação, Kurtz afirmou que “não existe cidade, região, estado ou país que vá para a frente sem de fato valorizar a educação em todos os seus aspectos”.

O município desfruta de índices positivos na educação, com quase 100% das crianças nas creches municipais, e iniciou a digitalização das escolas, substituindo os quadros negros por lousas digitais do 5º ao 9º ano do Ensino Fundamental. Com 45 mil habitantes, Marau possui matriz produtiva diversificada e em 2020 foi a cidade que mais gerou empregos no estado, exibe o título de Cidade Mais Limpa do Brasil e está na sétima posição em ranking de Melhor Cidade de Pequeno Porte para viver no país.

 

 

 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Alvorada

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais