Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
20:00:00
Tua Essência
23:59:00
 
 

Auditoria comprova que não houve falhas ou fraudes na 62ª Zona Eleitoral

por Ana Lúcia Jacomini

Cerimônia de verificação do sistema de votação foi realizado durante toda a tarde de sexta-feira, no Cartório Eleitoral de Marau

Após a auditoria, urnas foram lacradas e carregadas
Foto: Divulgação/TRE-RS

Cerimônia de auditoria de urnas eletrônicas foi realizada pela Justiça Eleitoral de Marau, nesta sexta-feira, 19/10. A atividade, embasada pela Resolução número 23.550 de 2017 do Tribunal Superior Eleitoral, foi aplicada em quatro equipamentos utilizados para a votação, após notícias de falhas e fraudes no primeiro turno do pleito eleitoral, que se espalham pelos redes sociais e grupos de comunicação. Marau não foi a única localidade a efetiva a verificação pois ação deste porte foi realizada em âmbito nacional.

De acordo com Rafael Copetti, chefe do Cartório Eleitoral de Marau, as quatro seções auditadas foram as que receberam denúncia formal por parte de eleitores. Durante a cerimônia, explica ele, foi detalhada toda a funcionalidade de uma urna eletrônica e todo o processo de votação. Foram conferidos os lacres dos equipamentos, os códigos e dados existentes neles e a assinatura digital do software utilizado para a votação. Também houve conferência na emissão dos boletins de urna e nos registros de votos. Um dos questionamentos era de que a foto do candidato votado, não aparecia no visor da urna. Isso foi desmentido pela auditoria.

Após o desenvolvimento de todo o trabalho, foi comprovado que nenhuma urna apresentou problemas, ou seja, não houve fraude nas eleições, no âmbito da 62ª Zona Eleitoral. Conforme Copetti, duas urnas auditadas estão localizadas no município de Gentil, uma em Camargo e a outra em Portão, comunidade rural de Marau. O Tribunal Regional Eleitoral determinou que uma urna fosse auditada, mas a Justiça Eleitoral de Marau decidiu auditar todas as que receberam reclamações, para reafirmar a segurança dos equipamentos e tranquilizar os eleitores.

Copetti orienta que agora, no segundo turno das Eleições 2018, que acontece no dia 28 de outrubro, o eleitoral tenha calma na hora de votar. Que digite o número do seu candidato, confira a foto e os dados no visor e só, então, aperte a tecla confirma. Se preferir, ouça esta informação clicando no player de áudio.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Alvorada

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais