Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
07:00:00
Conectado
09:00:00
 
 

Em Marau, número de abstenções crescente de eleitores chamam atenção de pesquisa

por Bruno Roso

Números fazem parte da pesquisa realizada pelo Nexjor - Núcleo experimental de Jornalismo da Universidade de Passo Fundo

Pesquisa apontou que 53% do eleitorado regional é composto por mulheres
Foto: Reprodução/Internet

O índice de abstenção de eleitores é marcante em Marau. A cidade apresentou em 2012, 10% de abstenções. O número cresceu nas eleições municipais seguintes. Como na mais recente de 2020, quando o índice chegou a 18,7%. Números como esses fazem parte da pesquisa realizada pelo Nexjor - Núcleo experimental de Jornalismo da Universidade de Passo Fundo, que analisou os dados dos cinco maiores colégios eleitorais de nossa região foram: Marau, Passo Fundo, Erechim, Carazinho e Soledade. A principal intenção era conhecer o perfil do eleitorado regional.

A Tua Rádio Alvorada conversou com a professora do curso de Jornalismo da UPF e coordenadora da pesquisa, Nadja Hartmann, para ter conhecimento desses dados e saber a real motivação e a escolha pelas cidades em questão. “Estamos às vésperas de uma das eleições mais importantes na história recente do país. A pergunta que a gente se fazia era quem são nossos eleitores que terão a missão de eleger nossos representantes. A escolha foi por essas cidades serem os maiores colégios da nossa região de cobertura da UPF. Cerca de 330 mil eleitores podem definir uma eleição”, concluiu Nadja.  

Alguns números chamam a atenção. Como o crescimento do interesse do jovem em participar do processo eleitoral. Na faixa etária de 16 a 18 anos (brasileiros que não são obrigados a votar), notou-se aumento de 5% na adesão de confecção de título de eleitores.

O grau de instrução também chama atenção dos pesquisadores. Mais de 25% do eleitorado apresenta ensino fundamental incompleto. A maioria dos votantes aptos na região (53%) são mulheres.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Alvorada

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais