Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Em Alta
18:00:00
 
 

Assembleia debate status gaúcho de Zona Livre de Febre Aftosa Sem Vacinação

por Ana Lúcia Jacomini

Reunião foi coordenada pelo deputado marauense Sérgio Turra

O deputado Sérgio Turra (PP), vice-presidente da Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo da Assembleia Legislativa, ao coordenar os trabalhos da audiência pública, realizada na tarde desta segunda-feira, 17/08, que debateu o status gaúcho de Zona Livre de Febre Aftosa Sem Vacinação, solicitou a participação do órgão técnico do parlamento gaúcho no Grupo de Trabalho do Fundo de Desenvolvimento e Defesa Sanitária Animal (Fundesa) para tratar da questão do avanço do status do RS.

A audiência pública, requerida pelo deputado progressista, ouviu entidades e órgão públicos relacionados sobre a necessidade – ou não – de vacinação do rebanho bovino gaúcho e suas consequências. O status sanitário de zona livre de febre aftosa sem vacinação, entendida como uma meta a ser atingida pela maioria dos participantes da reunião, permitiria o acesso da carne do RS a mercados hoje restritos.

O último foco da doença foi registrado no Estado em 2001. Não existe circulação do vírus no território gaúcho desde 2002. No Brasil, somente Santa Catarina tem a condição de livre de febre aftosa sem vacinação. Para se enquadrar nas normas exigidas pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) é preciso cumprir requisitos técnicos que vão da análise do sistema de vigilância sanitária, passando pelo controle eficiente até o volume de recursos necessários para cobrir esses gastos, afirmou o secretário da Agricultura e Pecuária do Estado (Seapa), Ernani Polo.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Alvorada

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais