Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
09:00:00
Temática
12:00:00
 
 

Sancionada lei que denomina Rodovia Tarso de Castro, trecho da ERS 324 entre Marau e Passo Fundo

por Camila Agostini

Lei é de autoria do deputado Juliano Roso

Foto: Liliana Trentini / Tua Rádio Alvorada

O trecho da ERS-324 compreendido entre Passo Fundo e Marau agora é denominada Rodovia Tarso de Castro. O projeto, aprovado por unanimidade em 2018 pela Assembleia Legislativa gaúcha, é de autoria do deputado Juliano Roso (PCdoB).

A lei foi promulgada pelo governador Eduardo Leite nesta quinta-feira, 17/01, e entra em vigor na data de promulgação.

Na defesa do projeto, o autor afirmou que trata-se de um reconhecimento ao jornalista gaúcho, nascido em Passo Fundo, que atuou nas décadas de 60, 70 e 80. “Tarso de Castro foi combativo e, ainda hoje, é lembrado por sua audácia e criatividade ao criar o jornal “Pasquim”, jornal independente que circulou no Brasil no auge da ditadura, uma época em que os militares, através do AI-5 fecharam os canais políticos no país”, disse Juliano, em entrevista à imprensa regional.

Filho do diretor e consolidador do jornal O Nacional, de Passo Fundo, Múcio de Castro, Tarso, foi o criador do caderno “Folhetim” da Folha de São Paulo. Foi também um dos fundadores do polêmico jornal O Pasquim, do qual foi editor por 80 edições, juntamente com Jaguar, Sérgio Cabral, Luiz Carlos Maciel, dentre outros. Morreu em São Paulo, antes de completar 50 anos, de cirrose hepática.

Sua biografia, Tarso de Castro -75 kg de Músculos e Fúria, escrita pelo jornalista Tom Cardoso, foi lançada em 2005 pela editora Planeta. Também em 2018, sua vida ganhou as telas com um documentário “A vida extra-ordinária de Tarso de Castro”, dirigido por Leo Garcia e Zeca Brito

Com informações extraídas de https://pt.wikipedia.org/wiki/Tarso_de_Castro

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Alvorada

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais