Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
09:00:00
Temática
12:00:00
 
 

Consórcio entre estados permitirá troca de informações e aquisições

por Camila Agostini

Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud) vai integrar esforços em dez áreas comuns

Foto: Gil Leonardi/Imprensa MG

Foi anunciada neste sábado 16/03, durante encontro com governadores, em Belo Horizonte, a criação de um consórcio entre os sete estados que compõem as regiões Sul e Sudeste do país. O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, participou da reunião, a convite do governador Romeu Zema, de Minas Gerais.

O objetivo do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud), segundo o anfitrião, é integrar esforços em dez áreas comuns: segurança, saúde, educação, turismo, sistema prisional, logística/transporte, combate ao contrabando, desburocratização, desenvolvimento econômico e inovação e tecnologia.

O governador do RS disse que o consórcio integra estados que tem identidade do ponto de vista socioeconômico e que temas como segurança e logística estarão entre as pautas. Ele explica que os temas comuns entre todos os 27 estados da Federação continuarão sendo debatidos durante os Fóruns dos Governadores, mas que essa integração é uma maneira de unir grupos com identidades comuns do ponto de vista socioeconômico. "Teremos a oportunidade de melhorar a eficiência da aplicação de recursos", lembrou.

or do Espírito Santo, ressaltou que o trabalho em conjunto entre os estados permitirá uma melhor prestação de serviços aos cidadãos. "A proximidade nossa permite que os governadores do Sul e Sudeste se articulem", destacou. Sobre a Reforma da Previdência, o governador salientou que algumas questões ainda devem ser discutidas entre ele e seu partido.

 

Texto: Renan Arais, com informações do Governo de Minas Gerais

Edição: Gonçalo Valduga/Secom

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Alvorada

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais