Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
10:00:00
Gente Nossa
14:00:00
 
 

Sérgio Turra pede atenção às demandas de segurança dos municípios do interior

por Camila Mendes

Deputado articulou reunião entre lideranças da Região da Produção e secretário de Segurança

Foto: Divulgação

Com o objetivo de buscar soluções para demandas de municípios do interior, o deputado estadual Sérgio Turra (PP) acompanhou uma comitiva de lideranças em uma audiência na Secretaria de Segurança Pública. A reunião foi realizada nesta quarta-feira,15/03, e contou com a presença do chefe da pasta, Cezar Schirmer.

Durante o encontro, o líder progressista manifestou preocupação com o crescimento dos índices de violência no interior do Estado. “Diversos municípios têm sido alvos de quadrilhas especializadas em assalto a bancos, por exemplo. Esses ataques estão deixando nossas comunidades em alerta, uma vez que, esses criminosos possuem armamento pesado e muitas vezes acabam levando cidadãos como reféns”, alertou.

Vítima de um assalto a banco, o prefeito de Ibirapuitã, Rosemar Hentges, reclamou da falta de efetivo. A crítica quanto ao número de agentes nos municípios foi o principal protesto das demais lideranças municipais presentes no encontro. “O efetivo da região não dá conta de atender todos os casos que registramos e os bandidos sabem disso”, alegou Hentges.

Turra disse ainda que a situação de crise nas finanças do Estado é compreensível. “Sem dinheiro não se faz nada. Mas, estamos aqui na condição de parceiros, tanto que já demos algumas sugestões ao Governo como por exemplo, um modelo de convênio com os municípios, que autorize o pagamento de um auxílio aos agentes de segurança, e a disponibilização de uma linha de crédito junto aos bancos estatais para o financiamentos de sistemas de vídeo monitoramento. O que parece inadmissível é que diante da situação que vivemos, não consigamos operacionalizar nenhuma proposta”, afirmou.

O secretário de Segurança, Cezar Schirmer, assegurou que é sensível à situação de todos os municípios. “Estamos tentando construir alternativas. A falta de efetivo não é um problema que será resolvido a curto prazo. Por isso, vamos lançar um programa de integração de dados. Nossa ideia é cercar eletronicamente os municípios e criar centrais de comando para monitorar ações suspeitas”, declarou.

Schirmer ainda garantiu que as propostas do deputado Turra estão sendo estudadas pela Secretaria. “Estamos verificando junto a Procuradoria Geral do Estado qual a melhor forma de colocar essas ações em prática”, concluiu.

Além do prefeito de Ibirapuitã, participaram da audiência a prefeita de Camargo, Eliani Trentin, o secretário da Indústria e Comércio do município, Vinicius Zili, o prefeito de Itapuca, Marcos Scorsatto, o vereador do município Tulio Paludo, o vice-prefeito de Casca, Leandro Simonetto, o vereador de Casca Douglas Reginato, o vereador de Marau, Jair Roy, os vereadores de Terra de Areia, Maicon Gonçalves e Júlio Witt.

Fonte: Comunicação Gabinete Sérgio Turra

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Alvorada

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais