Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Em Alta
18:00:00
 
 

“São poucos os municípios que investem em Educação como Marau”

por Camila Agostini

Secretária e ex-secretário afirmam que, em média, nos últimos quatro anos, Marau investiu cerca de 34% do orçamento em Educação

Foto: Camila Agostini / tuaradio

No estúdio da Tua Rádio, Iraci Tibola De Cezaro, atual secretária municipal de Educação de Marau, e Marciano Aguirre, que deixou a pasta para concorrer a vereador, sendo eleito para o cargo, falaram sobre os trabalhos desempenhados pela pasta nos últimos quatro anos. Para o ex-secretário, houve avanços, embora nem todas as ações previstas no planejamento tenham sido executadas. “Com certeza, avançamos muito. Foram realizadas melhorias estruturais nas escolas, além da inauguração de três novas escolas - Frei Wilson João, Paraíso Infantil e Pedro Rigo”, disse Aguirre. Ele acrescenta ainda que também os professores foram valorizados pela atual Administração Pública – ouça a entrevista no player de áudio – mas cita o embate acerca do Plano de Carreira da classe que impediu as mudanças sugeridas pelo governo.  Entre as ações destacadas pelo ex-secretário, está a mudança do tempo de duração dos períodos, que passou para cinco de 45 minutos cada; a realização de reuniões pedagógicas em horário de aula; redução do número de crianças que estavam na fila de espera para a Educação Infantil, que passou de 400 para aproximadamente 50; abertura de mais de 20 novas turmas, conquista de premiação que gratificou a gestão da EMEI Tio Luiz.

Em sua avaliação, a atual secretária refere-se às  ações pedagógicas incentivadas e praticadas pela pasta: “tivemos avanços no plano pedagógico. Citando alguns, podemos destacar a continuidade do Pacto Nacional para Alfabetização na Idade Certa; formação sobre inclusão para auxiliar os professores com trabalhos relacionados aos alunos com necessidades educativas especiais, capacitação específica para os profissionais do Seja”.

Durante a entrevista, Iraci e Marciano também destacaram iniciativas como a criação do turno inverso na EMEF Frei Wilson João; atividades para os pré-vestibulandos em cursinho que aprovou cerca de 85% dos alunos matriculados; intercâmbio cultural para a Itália; projeto Caminhos para Educa, desenvolvido em parceria com a Tua Rádio Alvorada, além dos trabalhos realizados junto à Imed e ao Instituto Ayrton Senna. De acordo com o professor Marciano Aguirre, são poucos os municípios que investem em Educação como Marau. “Em média, nos últimos quatro anos, o Município investiu cerca de 34% do orçamento na área, afirmou.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Alvorada

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais