Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
09:00:00
Temática
12:00:00
 
 

Passo Fundo é uma das cidades onde a PF usará drone para combate a crimes eleitorais

por Ana Lúcia Jacomini

No RS serão 16 drones a serem usados neste domingo, 15/11

No Brasil, ao total, serão usados mais de 100 equipamentos
Foto: Divulgação/Polícia Federal

A Polícia Federal realizou no final do mês de outubro exercícios simulados para utilização de drones como ferramenta para inibir e investigar a prática de crimes eleitorais durante o pleito de 2020. O treinamento acontece em todas as unidades da Polícia Federal do país, incluindo Passo Fundo.

O Delegado Regional de Combate ao Crime Organizado, Alessandro Maciel Lopes, destacou que o objetivo para o próximo domingo, dia da votação, é combater os crimes eleitorais, como a boca de urna e transporte de eleitores.  Além disso, será possível identificar irregularidades que eventualmente possam ocorrer, sendo possível identificar os infratores e obter as provas necessárias para a apuração do delito.

Serão utilizados, no Rio Grande do Sul, 16 drones. Um deles será empregado em Passo Fundo. No Brasil, ao total, serão mais de 100 equipamentos. O Chefe da Delegacia de Defesa Institucional da PF no Rio Grande do Sul, João Luiz Correa da Rocha, explicou que haverá um centro de comando, com a integração das forças de segurança e o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), com rápida troca de informações, justamente para atender a demanda e dar uma resposta para a sociedade.

Os drones irão sobrevoar as principais zonas eleitorais do país, ajudando a fiscalizar e combater crimes como boca de urna e transporte de eleitores. Os equipamentos possuem câmeras capazes de realizar zoom suficiente para identificar suspeitos, placas de veículos, entregas de santinhos e situações de compra de votos, com imagens de alta nitidez. 

As imagens capturadas serão transmitidas a uma equipe da Polícia Federal, que estará preparada para o monitoramento e adoção das medidas cabíveis diante de atividades suspeitas. Assim, diante de algum flagrante de crime eleitoral, policiais se deslocarão imediatamente para o local indicado para prender os suspeitos, que serão conduzidos para a delegacia.

Fotos: Polícia Federal

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Alvorada

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais