Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Em Alta
18:00:00
 
 

Chefe do Cartório Eleitoral de Marau avalia pleito de 2020 e confirma reabertura do cadastro eleitoral

Baixar Áudio por Camila Agostini

A reabertura do cadastro eleitoral iniciou no dia 09/12

Foto: Arquivo / Tua Rádio Alvorada

Em entrevista à Tua Rádio Alvorada, o Chefe do Cartório Eeitoral de Marau, Rafael Copetti, fez uma avaliação pós-pleito municipal de 2020 e afirmou: apesar de desafiador, o processo eleitoral foi ágil, teve o comprometimento dos mesários e demais pessoas que colaboraram com a Justiça eleitoral, e a compreensão dos eleitores que respeitaram as medidas impostas pelo Tribunal, já que a votação ocorreu em meio à pandemia do novo coronavírus.

Ouça a íntegra da entrevista no pleito de áudio

Em Marau, o processo de revisão do eleitorado com coleta de dados biométricos foi suspenso por conta das restrições sanitárias e interrupção temporária dos atendimentos presenciais. Por isso, explica Copetti, houve uma flexibilização para quem não regularizou a situação. “Ou seja, foram liberados 2.200 títulos e, destes, 802 compareceram às urnas. Importante lembrar que esses títulos já estão cancelados novamente e os eleitores precisam regularizar a situação no cartório. Momentaneamente, os atendimentos presenciais permanecem suspensos, mas o processo pode ser realizado à distância, na página do TRE. Com relação à coleta de dados, é necessário aguardar pelo retorno do atendimento presencial”, destaca Rafael Copetti.

A reabertura do cadastro eleitoral iniciou no dia 09/12. Segundo Copetti é importante não confundir o cadastro com a justificativa. A partir desta data, os cartórios estarão aptos a tirar a primeira via do título, transferir seu local de votação e emitir certidões de quitação eleitoral.

Os serviços serão oferecidos pela internet. O eleitor pode agendar o serviço por meio da plataforma Título Net, que também pode ser acessada a partir dos Portais dos Tribunais Regionais Eleitorais. Depois, basta preencher um formulário e solicitar o atendimento desejado: alistamento, transferência, revisão com mudança de zona eleitoral ou revisão para regularização de inscrição cancelada.

Também a diplomação dos eleitos, este ano, ocorre com transmissão virtual. Será no dia 16/12, às 17h. Os diplomas serão gerados e disponibilizados pela internet para todos os candidatos a vereadores e prefeitos eleitos nos seis municípios da 62ª Zona Eleitoral.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Alvorada

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais