Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
20:00:00
Tua Essência
23:59:00
 
 

Indústria de máquinas se mobiliza contra recessão

por Ana Lúcia Jacomini

mpresários apostam na criação de frente parlamentar no Congresso para reverter medidas do ajuste fiscal que impactam na saúde financeira do setor

Foto: Glaucio Ribeiro/Arquivo Pessoal

Mais de cem empresários brasileiros são aguardados em Brasília nesta quarta-feira, 05/08, para o lançamento da Frente Parlamentar da Indústria de Máquinas e Equipamentos. Cerca de 280 deputados e senadores integram a FPMAQ, que terá como objetivo organizar a pauta legislativa deste segmento da indústria nacional.

O setor reúne sete mil empresas em todo o Brasil, responsável pela geração de 380 mil empregos diretos e um milhão de postos de trabalho em toda a cadeia. Com um faturamento anual de R$ 80 bilhões, o ramo de máquinas e equipamentos é o líder nacional de exportações dentro do segmento da indústria de transformação, com um saldo de US$ 11 bilhões de dólares em vendas em 2014.

Segundo o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq), Carlos Pastoriza, a situação se agravou nos últimos seis meses. Segundo ele, o pico do setor foi em 2013, quando chegou a 380 mil empregos diretos. Hoje, o número é de 330 mil. Para ele, a criação da FPMAQ surge num momento delicado da economia, onde os empresários apostam no apoio dos congressistas para a retomada do crescimento.

O setor espera reverter no Senado a votação do Projeto de Lei 863/2015, já aprovado na Câmara, e que integra o ajuste fiscal do Palácio do Planalto. A proposta reduz o benefício da desoneração da folha de pagamentos concedido a 56 segmentos econômicos para diminuir o custo com a mão de obra e aquecer a economia. A pauta legislativa da FPMAQ também inclui a redução do chamado Custo Brasil - desoneração da cadeia produtiva e a criação de uma legislação para estabelecer critérios de conteúdo local mínimo obrigatório para máquinas adquiridas através de benefício fiscal ou com financiamento público.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Alvorada

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais