Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
12:10:00
No Ponto
14:00:00
 
 

Zanchin propõe sistema eletrônico de rastreamento do leite

por Camila Agostini

A proposta surge no intuito de evitar a adulteração do produto

Foto: Divulgação

O deputado Vilmar Zanchin (PMDB) apresentou quatro emendas para Programa de Qualidade na Produção, Transporte e Comercialização do leite no Rio Grande do Sul.  A alteração mais importante na proposta do parlamentar é a que propõe um sistema eletrônico de rastreamento obrigatório que deve ser aplicado em todo o processo de coleta, transporte e armazenagem, bem como indústrias de processamento.

A emenda prevê que todos os veículos utilizados para a movimentação do leite sejam equipados com sensores  que controlem a entrada, a armazenagem e a retirada do produto.

"O nosso estado é o segundo maior produtor do país e, mesmo assim, o nosso leite é um dos mais baratos em função dos constantes escândalos de adulteração. E quem perde com isso é o produtor. A nossa ideia é instalar um sistema que inviabilize a adulteração do leite, algo que trará benefícios aos produtores e consumidores", explicou Zanchin. No texto original do projeto, só havia a necessidade de um documento de trânsito para o transporte do leite cru.

 A ideia é que o sistema seja introduzido gradualmente ao longo de três anos, a partir da data de publicação da lei.

Zanchin construiu as emendas com sugestões recebidas de produtores e técnicos ligados à área. Além do rastreamento, ele sugere a exclusão do artigo 17, que fala sobre a regulamentação do transporte de leite cru em latões ou tarros em temperatura ambiente.

 O texto deve ser apreciado pelos deputados em dezembro.

Informações e foto: Geórgia Santos - Assessoria de comunicação

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Alvorada

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais