Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
09:00:00
Temática
12:00:00
 
 

ALRS volta de recesso em antiga sede do Parlamento Gaúcho

por João Pedro Varal Tartari

Mudança é motivada por reforma no Plenário 20 de Setembro

Foto: Marco Couto

Após 56 anos, as sessões deliberativas da Assembleia Legislativa após o recesso parlamentar de julho voltarão a ocorrer no casarão da Rua Duque de Caxias, que por 132 anos foi sede do Parlamento Gaúcho. O motivo é a reforma no Plenário 20 de Setembro.

“Nosso plenário passará pela primeira grande intervenção desde a inauguração, ocorrida em 1967”, explica o presidente da ALRS, Vilmar Zanchin (MDB). “Serão aproximadamente dois meses de trabalho, um período em que estaremos realizando todas as sessões no Memorial, nossa antiga sede. Fizemos as adaptações necessárias, mas, pelas características do prédio, serão sessões diferentes.”

Em função do limite de público permitido pelo Plano de Prevenção e Proteção Contra Incêndios (PPCI), o acesso será restrito. Como o espaço do Memorial é reduzido, o acesso ao público externo será vedado.

Poderão acessar o prédio um número limitado de assessores de bancada e de servidores da Casa, além da imprensa externa credenciada antecipadamente na Superintendência de Comunicação, no térreo do prédio principal, da mesma forma como se dava nas sessões no Plenário 20 de Setembro. As sessões serão transmitidas ao vivo pela Rádio e TV AL, bem como pela página da AL no Facebook.

Plenário em reforma

A primeira fase da obra no Plenário 20 de Setembro deve durar cerca de 60 dias. Trata-se da substituição do piso e das cadeiras das galerias, com aumento de 50 pessoas na capacidade total de público.

Há, ainda, reparos nos balões de iluminação do teto e no revestimento das paredes, danificados por infiltrações. Os materiais utilizados guardarão semelhança com os atuais, a fim de não promover descaracterizações no ambiente.

A segunda etapa está prevista para ocorrer durante o recesso de fim de ano, com a substituição do carpete do plenário. Todos os materiais usados serão antichamas.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Alvorada

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais