Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
09:00:00
Temática
12:00:00
 
 

Setembro de 2023 é o mais chuvoso desde 2010 em Marau

por João Pedro Varal Tartari

Foram mais de 720mm de chuva em todo o mês

Mais de quatro vezes. Essa foi a marca alcançada pelos acumulados de chuvas em setembro, 4,17 vezes a mais que o total esperado pela média histórica. Ao todo, o município registrou 721mm precipitados em todo o nono mês de 2023 – o que equivale a dizer que, para cada metro quadrado da região de Marau, houve uma precipitação de cerca de 721 litros de chuva. 

Dividindo o total precipitado do mês, seria como se chovessem 24 litros de chuva para cada metro quadrado da cidade em cada um dos 30 dias de setembro. O esperado, segundo a climatologia realizada pelo engenheiro agrícola Telmo Pithan desde 2010, seria de apenas 172,81mm. Isto é, seriam apenas 5,76 litros de chuva para cada dia seguindo essa divisão por 30. 

Claro, as precipitações foram concentradas em alguns períodos do mês. Nos primeiros quatro dias de setembro, por exemplo, o município já contava com um acumulado de 415mm – 2,4 vezes mais do que o esperado para todo o mês. 

Em contato com a redação da Tua Rádio Alvorada, Telmo confirmou que este foi o setembro mais chuvoso da média histórica. “Com certeza”, respondeu ao ser questionado se poderíamos deixar preparada a manchete dos acumulados do nono mês de 2023. 

E outubro? 

Segundo a meteorologista da Tua Rádio, Catia Valente, o mês de outubro deve começar com um tempo mais firme aqui na região de Marau. “A partir da tarde e noite de sábado [30/09], os ventos voltam a soprar do Quadrante Sul”, explica, complementando que “o domingo [01/10] já é de um tempo mais firme voltando a predominar”. 

A meteorologista antecipa que o tempo deve ser mais estável. “Vai ter sol com variação de nebulosidade. A temperatura diminui um pouco mais e a sensação de frio aumenta no domingo. A mínima é de 10°C e a máxima não passa de 19°C, com os ventos soprando de Sul e Sudeste.” 

Isso não significa que não exista possibilidade de chuva para os primeiros dias de outubro. “Na segunda-feira [02/10], ainda vamos ter o tempo firme predominando e friozinho, principalmente pela manhã. Mas, a partir de terça [03/10], as instabilidades retornam.” Vale lembrar que a Primavera deve ser bastante chuvosa em 2023.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Alvorada

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais