Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
09:00:00
Temática
12:00:00
 
 

Primavera começa com chuva em Marau

Baixar Áudio por João Pedro Varal Tartari

Estação deve ter chuvas acima da média, segundo INMET

Foto: João Pedro Varal Tartari/Tua Rádio Alvorada

As chuvas que já atingem a cidade de Marau nesta sexta-feira, 22/09, devem fazer parte das tendências previstas para a Primavera de 2023. Segundo o Prognóstigo Climático de Primavera produzido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) em parceria com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), a estação deve ser de chuvas acima da média no Rio Grande do Sul.

Essa possibilidade se deve, em especial, às condições provocadas pelo fenômeno El Niño, que seguirá atuando sobre o Brasil durante todo o período da Primavera. Segundo os modelos projetados pelo INMET, há "alta probabilidade de que o fenômeno se intensifique, chegando na categoria de classificação forte nos próximos meses".

O próprio estudo compara que modelos internacionais preveem que a atual fase moderada do El Niño persista. Ainda segundo o INMET, a Primavera pode contar com temperaturas acima da média histórica no RS, com exceção do Sul gaúcho, que tem máximas mais amenas por conta dos grandes volumes de chuva.

A estação começa durante a madrugada entre esta sexta-feira, 22/09, e sábado, 23/09, às 3h50.

Previsão do Tempo

A atual sequência de instabilidades meteorológicas é consequência do ingresso de uma bolha de calor estacionada sobre a região central do Brasil, que causa o ingresso de uma massa de ar quente pelo Norte e Nordeste do RS. A presença de intensa umidade sobre o Estado causa a formação de nuvens carregadas.

Segundo a meteorologista da Tua Rádio, Cátia Valente, essa instabilidade atmosférica deve se manter. "Seguimos com a mesma atuação dos sistemas de baixa pressão sobre a região e por todo o Estado", explica, "em altitude, os ventos seguem soprando de Norte, trazendo umidade aqui para o Rio Grande do Sul".

A sexta é, principalmente, de pancadas de chuvas e temporais – mas com sensação de abafamento que deve se intensificar no final de semana. "No sábado, a instabilidade perde força na região", afirma a meteorologista, "o sol consegue aparecer e vai ajudar a elevar bastante as temperaturas: as máximas podem variar de 31ºC a 33ºC, mas a sensação de calor é bem maior".

No domingo, 24/09, o tempo fecha novamente. "As instabilidades voltam a cerescer por aqui e podem trazer novas pancadas de chuva. O calor diminui um pouquinho, porque os ventos em superfície sopram do Quadrante Sul."

Mais chuvas

As instabilidades devem persistir durante a semana de 24/09 a 30/09. A previsão é da empresa de meteorologia Metsul, que adverte a possibilidade de volumes acumulados entre 100mm e 300mm para os próximos sete dias.

A principal faixa de precipitações se estende de Leste a Oeste sobre a região central do RS, incluindo Mona Metropolitana, Litoral, Depressão Central e Campanha. A médias podem alcançar 200mm nessas regiões.

Em Marau, bem como na maior parte do Planalto Médio, os acumulados ficam em uma média entre 15mm e 100mm.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Alvorada

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais